O anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, equipamento mantido pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), recebe neste sábado, 16/06, às 19h, a comédia dramática Adorável Vagabundo, filme norte-americano de 1941 dirigido por Frank Capra. A entrada é gratuita.

No enredo, a jornalista Ann Mitchell (Barbara Stanwyck) é demitida pelo seu editor, Henry Connell (James Gleason). Ela publica sua última matéria, uma carta criada por ela e assinada por John Doe, comunicando que cometerá suicídio no Natal em protesto contra corrupção e a pobreza, que invadem o país. Isto gera várias reportagens, nas quais Ann denuncia as injustiças sociais. Tal fato leva o jornal a procurar alguém para representar John Doe e o escolhido é Long John Willoughby (Gary Cooper), um vagabundo. Mas a popularidade de John cresce de tal maneira que os fatos saem do controle.

Adorável Vagabundo consta na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos da influente AFI (American Film Institute, em português, o Instituto Americano de Cinema).

Antes do lançamento comercial de Adorável Vagabundo, o diretor Frank Capra fez exibições de teste em várias cidades dos Estados Unidos, onde exibiu o filme com quatro finais diferentes. Porém, ao final das exibições-teste, Capra decidiu rodar um quinto e último final, exatamente o utilizado na versão final do filme.

SERVIÇO – Filme Adorável Vagabundo. Sábado, 15/06, às 19h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinha, 333. Entrada gratuita. Informações (19) 3433-3674.