Serão quatro aulas, ministradas por Fábio San Juan, que acontecem a partir de 1º/08, sempre às terças-feiras
A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe de 1º/08 a 22/08 o minicurso História das Artes Visuais em Piracicaba, ministrado pelo professor Fábio San Juan. O evento é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Biblioteca. As vagas são limitadas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do link https://abrir.link/1MW3h.
Serão quatro aulas, que acontecem nos dias 1º, 8, 15 e 22/08, sempre às terças-feiras, das 19h20 às 21h30, no Anfiteatro da Biblioteca. San Juan conta que será oferecido no curso uma cronologia das artes visuais em Piracicaba – pintura, escultura e outras técnicas – desde o seu surgimento, assim como as principais tendências artísticas presentes na Noiva da Colina, e as histórias e obras dos seus artistas mais marcantes e que ajudaram a definir alguns elementos da identidade piracicabana.
O professor Fábio também abordará a autoimagem piracicabana de Atenas Paulista, a militância da arte acadêmica quando no restante do país se consolidava o Modernismo, a presença de um pioneiro como Miguelzinho Dutra, a presença polêmica de Almeida Jr. e seus amores, a existência das famílias de artistas Dutra e Thomazi, entre outros.
Fábio San Juan é licenciado pela Unicamp, especialista em História da Arte pelo Instituto Claretiano de São Paulo e responsável pelo site e canal do You Tube Apreciando Arte.
Os participantes receberão Certificado de Participação, constando número de horas cursadas.
HOMENAGEM A NARDIN – San Juan destaca que o curso ainda pretende ser uma homenagem ao artista Ermelindo Nardin, falecido no último dia 6/07, aos 83 anos. Nardin foi o fundador do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac.
“Nardin é importantíssimo na história das artes visuais de Piracicaba, principalmente porque fez a ponte entre nossa cidade e os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Teve atuação no Masp, em cursos universitários como da Unicamp e faculdade Santa Marcelina, na capital. E ainda é um artista reconhecido no mercado de arte. Além disso, ajudou a posicionar artistas na arte brasileira, como Joca Adâmoli. É o primeiro artista contemporâneo piracicabano que teve atuação profissional de fato fora de Piracicaba”, declara San Juan.
SERVIÇO – Minicurso História das Artes Visuais em Piracicaba. Nos dias 1º, 8, 15 e 22/08, das 19h20 às 21h30, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na rua Saldanha Marinho, 333. Inscrições: https://abrir.link/1MW3h. Informações/Whatsapp (19) 98140-6298.
cultura; arte; história; biblioteca municipal; fábio san juan, piracicaba, semac