Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem recebe obras de 16 países

Com 200 trabalhos inscritos de 80 artistas, a mostra evidencia a força da mulher no humor; selecionadas serão conhecidas em 18/02

Por CCS / Publicado em 12/02/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Cartaz de divulgação da exposição. A frente aparecem rostos de diversas mulheres e atrás cinco figuras de lápis
Cartaz de divulgação, mostra Batom, Lapis e o que elas quiserem

A exposição Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem, realizada paralelamente ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reúne, em 2025, um total de 200 trabalhos produzidos por 80 artistas de 16 países. A mostra será aberta ao público no dia 8/03, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, em Piracicaba (SP), e segue até 6/04. As obras selecionadas para a exposição serão anunciadas no próximo dia 18/02. 

O Salão recebeu inscrições de trabalhos de artistas do Brasil, Belarus, Bulgária, China, Colômbia, Egito, Estônia, Irã, Israel, Itália, Macedônia, Polônia, Rússia, Uruguai e Uzbequistão, ampliando a diversidade cultural representada na edição deste ano. Os trabalhos incluem cartuns, caricaturas, tiras, charges e esculturas, abordando temas como empoderamento feminino, desafios sociais e liberdade de expressão.

Três quadros com mulheres pintando em diversas situações.
Obra de Carol Ito para mostra Batom, Lapis e o que elas quiserem

“A cultura é uma ferramenta essencial para promover a inclusão e dar voz a diferentes perspectivas. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, ao longo dos anos, tem sido um espaço de vanguarda na valorização da diversidade e incentiva novos talentos a se expressarem por meio do humor gráfico”, comemorou Carlos Beltrame, secretário de Cultura de Piracicaba.

Junior Kadeshi, diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, ressalta a importância da iniciativa. “Criamos essa mostra para dar visibilidade às mulheres no humor gráfico e incentivá-las a participarem de concursos internacionais. Agora, 14 anos depois, temos uma das principais exposições do mundo nessa área, consolidando o protagonismo das mulheres no humor gráfico”.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi pioneiro ao criar uma mostra dedicada exclusivamente às mulheres no humor gráfico, rompendo com a predominância masculina no setor e oferecendo um espaço para que novas artistas pudessem se destacar. Podem participar mulheres cisgêneros, transgêneros e todas que se consideram mulheres em toda sua diversidade. Esse pioneirismo foi fundamental para ampliar a diversidade no cenário do humor gráfico, incentivando a participação feminina tanto no Brasil quanto no exterior.

A exposição Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem integra o calendário oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e tem se firmado como um espaço essencial para ampliar a participação feminina na arte do humor.

Várias mãos com celulares e ao fundo a imagem de uma torre.
obra de sepidehaghaei selecionada na Mostra de 2024


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.