caricaturas diversas
Trabalhos desta exposição foram produzidos por 63 mulheres

A Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem, tradicional mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba exclusiva para artistas mulheres, fica aberta à visitação gratuita da população até este domingo, 7/04, no Armazém 14 do Engenho Central. Estão expostas 140 obras, produzidas por 63 mulheres de 12 países. A entrada é gratuita e o evento ainda terá show da cantora piracicabana Júlia Simões.

Diversos cartusns em um painel
Mostra contém 140 obras feitas por mulheres de 12 países

A visitação de quinta e sexta-feira é das 9h às 16h30 e, no sábado e domingo, das 12h às 18h. A exposição foi inaugurada no dia 9/03, como parte da programação especial da Prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8/03). Até hoje, quarta-feira, 3/04, a mostra foi visitada por 1200 pessoas.

Caricatura da saudosa cantora Rita Lee
Synnove, de Campinas,fez uma caricatura de Rita Lee

Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem é uma exposição de artes gráficas realizada desde 2011 como programação oficial do Cedhu Piracicaba e propõe estimular e oferecer espaço a artistas (amadoras ou profissionais) brasileiras e estrangeiras para mostrar suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher.

Uma das caricaturas na exposição
A italiana Marilena Nardi é uma das selecionadas da mostra deste ano

Os temas mais recorrentes desta edição são liberdade da mulher, tributo a artistas já falecidas, como Elza Soares e Rita Lee, desafios da maternidade e violência contra a mulher. Serão expostos cartuns, caricaturas, tiras, charges e esculturas.

Charge mostra como é a paquera nos dias atuais
Trabalho de Déborah Denise Santos, artista do Brasil

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) e Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

exposição de caricaturas no EngenhoCentral
A mostra é exclusiva para artistas mulheres

SERVIÇO – Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem 2024, no Armazém 14 do Engenho Central. Entrada gratuita. Visitação até dia 7/04, de quinta e sexta-feira, das 9h às 16h30, e sábado e domingo, das 12h às 18h. Avenida Maurice Allain, 544. Mais informações pelo telefone (19) 3434-8605.