Em audiência pública hoje (22), no anfiteatro do Centro Cívico, o prefeito Barjas Negri ouviu solicitações de moradores dos bairros Glebas Califórnia, Jardim do Sol, Vivenda Bella Vista, Condomínio Bertolini e integrantes do Centro de Documentação, Cultural e Política Negra. Estiveram presentes secretários e técnicos das secretarias de Obras, Trânsito, Meio Ambiente, Governo, Desenvolvimento Social e Semae.
Na reunião com o morador Fernando Echavarria Filho, do Glebas Califórnia, foi solicitado asfalto e rede de água pluvial visando resolver problema de enchente na rua Paraná. Devido ao tamanho da obra e custo alto, o prefeito Barjas Negri se comprometeu a estudar a possibilidade de execução.
Com relação aos moradores do Condomínio Bertolini I, ficou acertado que será constituída uma associação de moradores com a finalidade de elaborar novo estatuto, contratar engenheiro responsável pela execução de projeto e envio à Secretaria de Obras. Posteriormente a Prefeitura envia Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores pedindo a regulamentação do loteamento.
A questão dos moradores do bairro Jardim do Sol é semelhante ao Condomínio Bertolini I. O pedido de regularização dos terrenos será feito após a contratação de engenheiro e elaboração de projeto. Quanto a questão do esgoto, ficou acertado que o Semae fará projeto e orçamento para colocação da rede de esgoto. O Semae se comprometeu a ir até o local e limpar as fossas existentes.
O asfaltamento das ruas do bairro só poderá ser feito quando o loteamento estiver regularizado. A Secretaria de Meio Ambiente (Sedema) se comprometeu a fazer a limpeza do local.
Os integrantes do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra solicitaram autonomia em relação às verbas destinadas pela Secretaria de Ação Cultural e um local para sede própria, fato que não ocorre hoje. Barjas determinou que os secretários de Governo e Ação Cultural procurem uma casa que possa ser a sede e que o secretário de Finanças, José Admir Leite, tente incluir no orçamento a verba destinada ao Centro.
Finalizando a audiência, Barjas recebeu representantes da Associação de Moradores da Vivenda Bella Vista. Foi solicitado ao prefeito melhoramento das condições de trafego nas ruas possibilitando a circulação de ônibus escolares, implantação de abrigo de ônibus, denominação das ruas, intervenção da Vigilância Sanitária devido a presença de animais de grande porte e infestação de carrapatos e elaboração de projeto junto ao Semae para colocação de rede de abastecimento de água.
O Semae executará projeto e orçamento para saber da viabilidade de instalar as redes internas e externas. Como o loteamento passa por processo de regularização, é necessária ordem judicial para que a Semob comece a trabalhar com suas máquinas melhorando as vias principais. A Secretaria de Agricultura (Sema) fará o abrigo de ônibus e a Zoonose enviará técnico até o local a fim de orientar os proprietários dos animais na questão do manejo e controle de carrapatos.
As audiências têm como objetivo aproximar o poder público da população e procurar soluções para suas reivindicações. Participam das reuniões secretários e técnicos dos temas a serem abordados. Para obter audiência com o prefeito, o interessado deve agendar previamente pelo telefone 3403-1067. Aqueles que desejarem podem fazer o agendamento pessoalmente, no 10º andar do Centro Cívico, à rua Capitão Antonio Correa Barbosa, 2233.