Em audiência pública hoje (01), no anfiteatro do Centro Cívico, o prefeito Barjas Negri ouviu solicitações de moradores dos bairros Paulicéia, Taquaral/São Francisco, Estrada da Quimpil e monitoras do Cesac. Estiveram presentes secretários e técnicos das secretarias de Obras, Trânsito, Meio Ambiente, Governo, Desenvolvimento Social e Semae.

Na reunião com o morador João Aguilera, da Paulicéia, foi solicitado rede de água pluvial visando resolver problema de enchente na rua Carijó. Devido ao tamanho da obra e custo alto, o prefeito Barjas Negri se comprometeu a apresentar projeto para financiamento junto às instituições financeiras. Havendo liberação da verba, a obra será executada.

Com relação às monitoras do Cesac, ficou acertado que a secretária de Desenvolvimento Social (Semdes), Maria Angélica Guércio, coordenará pessoalmente a questão. As monitoras pedem revisão na política de contratação pelo Cesac. A Prefeitura Municipal investe por ano cerca de R$ 500 mil na realização de vários cursos como artesanato, panificação, informática e culinária, beneficiando moradores de diversos bairros da cidade.

Os moradores da Estrada da Quimpil solicitaram colocação de pavimentação asfáltica na estrada, rede de esgoto, galerias de águas pluviais e iluminação. No local existe cerca de 90 imóveis, a maioria formada por chácaras. Barjas determinou que a Secretaria de Obras (Semob) execute projeto, que será levado aos moradores com a finalidade de saber o número de adesões, já que o custo da pavimentação é de responsabilidade dos proprietários de imóveis.

A proposta para a obra de rede de esgoto é que seja feita parceria entre comunidade e Semae (Serviço Municipal de Água de Esgoto). A questão da iluminação será analisada pelo engenheiro da Semob, Nelson Consentino. Segundo informou Barjas, parte do loteamento já possui rede elétrica.

Finalizando a audiência, Barjas recebeu representantes do bairro Taquaral/São Francisco, que pediram a abertura da rua Maringá facilitando o acesso para o bairro Chapadão. Para atender a solicitação seria necessário desapropriar uma área de 600 metros lineares. A prioridade da Prefeitura é pavimentar a avenida Pompéia, devido ao grande fluxo de veículos.

Barjas propôs alternativas como a melhoria da rua Uchoa, proibindo estacionamento em um dos lados da via ou seu alargamento, pavimentação de outra rua próxima ou abertura de ruas perpendiculares à Uchoa. As secretarias de Obras e Trânsito ficarão responsáveis pela elaboração de estudos e projeto.

As audiências têm como objetivo aproximar o poder público da população e procurar soluções para suas reivindicações. Participam das reuniões secretários e técnicos dos temas a serem abordados. Para obter audiência com o prefeito, o interessado deve agendar previamente pelo telefone 3403-1067. Aqueles que desejarem podem fazer o agendamento pessoalmente, no 10º andar do Centro Cívico, à rua Capitão Antonio Correa Barbosa, 2233.

Eliana Salgado Marconi – Mtb: 29.563