Portal do Município de Piracicaba

Barjas Negri responde manchete do JP

Por Comunicação Social / Publicado em 05/03/2019
Tempo de leitura: 8 minutos.

Centro de Comunicação Social da Prefeitura tentou, por diversas vezes, entrar em contato com a Redação do Jornal de Piracicaba durante a manhã desta terça-feira (05), sem sucesso. Logo, para que a população não fique sem resposta, seguem as respostas do prefeito.

  1. Fui surpreendido com a manchete do JP de 05 e 06 de março “Barjas mantém silêncio sobre crise institucional do Semae”, sob a alegação de que na sexta-feira (1º de março), o jornalista teria enviado algumas perguntas à Comunicação Social da Prefeitura, que não respondeu.

  2. Mesmo eu tendo trabalho no sábado (02) pela manhã, e na segunda-feira (04) até às 19h30, o jornalista não entrou em contato comigo para obter alguma resposta.

  3. Não há qualquer silêncio em relação à “crise institucional do Semae” porque não há crise institucional no Semae.

  4. Se o jornalista tivesse acompanhado, em janeiro e fevereiro, os noticiários das principais rádios da cidade, poderia ter notícias minhas a respeito do Semae, onde fui bastante arguido, tendo respondido e esclarecido as várias questões.

    Vamos às respostas:

1 – Reclamações sobre falta d´água, contas com valores discrepantes, vazamentos e a insatisfação dos servidores com relação ao presidente José Rubens Françoso.

  1. Com relação à falta de água, ocorrida diversas vezes em dezembro e janeiro, o Semae já esclareceu a esse Jornal a ocorrência de fatos importantes que interromperam abastecimento pontual: 1) queda de energia na ETA Capim Fino, interrompendo a captação; 2) alto índice de turbidez na água do Rio Corumbataí; 3) rompimento isolado de algumas adutoras. Tudo isso provovou falta de água em vários bairros da cidade, situação que está sendo normalizada, já informado pelo Semae.

    1. 1.1. Em relação às contas discrepantes, divulgadas sensacionalisticamente por esse Jornal, o Semae tem dado todos os esclarecimentos , visitado os imóveis e montou uma “força-tarefa” encarregada de analisar todos os casos para dar uma solução – proposta essa que saiu da Câmara de Vereadores. Assim, todos os questionamentos podem ser enviados ao Semae para análise e resposta.

      1.2. Em relação a eventuais insatisfações dos servidores com o presidente do Semae, José Rubens Françoso, levadas à Câmara por um servidor e candidato a vereador nas últimas eleições, o presidente do Semae está preparando todas as respostas.

      1.3. vale mencionar que o Semae tem muitos bons servidores, que contribuem para Piracicaba ser considerada o 1º município em saneamento básico do Brasil, e os que têm algum descontentamento devem procurar as chefias imediatas ou o próprio presidente do Semae para evidenciá-las.

    2 – Qual avaliação do prefeito sobre esses assuntos, quais medidas pretende tomar enquanto Chefe do Executivo, e a que ele atribui essa situação atual da autarquia?

    Durante esse período, tanto os técnicos do Semae e da Prefeitura discutiram ações para melhorar os serviços:

    a) Com a equipe de engenheiros

    b) Com a equipe financeira

      1. c) Com a CPFL

            1. d) Com a Presidência

      colaborando com o aprimoramento dos serviços.

      • É importante salientar que o serviço do Semae está presente em todas as casas, todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e indústrias da cidade, abastecendo com água, retirando o esgoto e tratando esse esgoto, protegendo nossos rios, córregos e ribeirões, que não mais recebem esgoto da cidade.

      • Ainda ocorrem falhas pontuais que vão ser corrigidas constantemente e o Semae está executando seu Plano Diretor de Abastecimento de Água para que os problemas não ocorram ou sejam minimizados. Por exemplo:

        1 – a compra de 12,5 km de tubos de 400 mm de diâmetro para várias adutoras;

        2 – licitou e contratou a nova adutora do Unileste e Dois Córregos, para melhorar o atendimenhto de 23 mil pessos nos bairros Sol Nascente, Santa Cecília, Jardim Santa Isabel, Parque Prezotto, Jardim Noiva da Colina, Jardim Panorama, Parque Chapadão, Santa Rita, Cecap, Jardim Eldorado, Taquaral, São Francisco, entre outros;

      3 – licitou os projetos executivos da Adutora Estação Elevatória e Reservatório da Rua Marechal, localizada à Rua Silva Jardim com a Rua Marechal Deodoro. Os fundos já estão disponíveis;

      4 – Estação Elevatória e Reservatório da Pauliceia, situados na Avenida São Paulo com a Avenida Raposo Tavares. Os dutos já estão disponíveis.

      Com esses três importantes investimentos, planejados desde 2017, os serviços de abastecimentos estarão garantidos.

      3 – Qual a opinião dele sobre a privatização do Semae? Ele defende essa possibilidade?

        O que tenho percebido, é que a tentativa de mostrar – de forma sensacionalista e politizada – as “falhas do Semae”, é uma forma de levantar debates a respeito da privatização do Semae, em consonância com o nova medida Provisória do Saneamento Básico. Vale dizer, os defensores da privatização serão fortalecidos, pois “se algo não funciona, vamos privatizar”.

        Esse não é o caso do Semae e não faz parte do nosso Plano de Governo sua privatização. Ao contrário, os investimentos previstos na ETA Capim Fino, nas novas adutoras e no Plano de Recuperação de Perdas de Água, são formas de fortalecer a Autarquia Municipal.

        Confiamos no Semae, no seu presidente, no seu corpo técnico e nos seus funcionários. Estaremos atentos para que os serviços melhorem cada vez mais em prol da população e mantendo os elevados índices de abastecimento de água, de coleta de esgoto, mantendo Piracicaba na referência nacional em saneamento.

        Em 2020, haverá eleições municipais e alguns candidatos vão defender a privatização do Semae. À frente do Executivo Municipal, vamos continuar defendendo a AUTARQUIA SEMAE, como Patrimônio Público da Sociedade Piracicabana.

        Barjas Negri

        Prefeito de Piracicaba

        (O cidadão pode também tirar dúvidas através dos telefones 19 3403-9611 / Central de Atendimento: 0800 772 9611 ou 115 (24 horas) ou no site semaepiracicaba.sp.gov.br )


        Secretarias e Outros órgãos

        Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.