O prefeito Barjas Negri recebeu nesta quinta-feira (23) os novos membros da diretoria da equipe de basquete do XV de Piracicaba, eleita para o biênio 2011/12. André Bandeira (presidente), Rogério Polza (finanças) e Filet (supervisor técnico) foram ao gabinete, acompanhados do secretário de Esportes Pedro Mello, para entregar um presente em agradecimento ao apoio oferecido para o time durante 2010. José Caprânico também faz parte da diretoria, sendo o vice-presidente.

Além disso, o grupo apresentou o projeto de trabalho para 2011. A providência inicial é montar equipes nas categoria juvenil e cadete. As primeiras seletivas ocorreram nesta semana e alguns atletas já foram selecionados. Estes jovens, futuramente, poderão integrar o time adulto. “O resultado deste trabalho será a diminuição de gastos com a contratação de jogadores e revelar novos talentos do esportes”, afirmou Rogério Polza. “Temos casos de atletas piracicabanos que saíram cedo da cidade e hoje estão brilhando no cenário nacional. Há um jogando pelo Brasília e outro defendendo a seleção brasileira”, lembrou André Bandeira.

Outra providência estudada é formar professores de educação física em cursos de arbitragem. Após esse processo, serão criados campeonatos de basquete com times da cidade. “Se trabalharmos com uma quantidade considerável de jovens atletas, a chance de descobrirmos um jovem talento aumenta. Fora isso, existe o trabalho social, que tira as crianças da rua e oferece uma oportunidade de crescer pela prática esportiva”, comentou Pedro Mello.

Para buscar mais recursos e melhorar a estrutura do basquete alvinegro, a diretoria irá apresentar, em janeiro, um projeto para captação de receitas. Além do auxílio oferecido pela Prefeitura, através da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), a equipe tem o patrocínio da Cosan, Bom Peixe, Unimed, Unimep, CLQ, Empório do Vovô e Multiplus. “Piracicaba está voltando a ser referência no esporte e muito disso se deve ao apoio e suporte da Selam, que nos abre muitas portas”, disse Filet. “Há muitos anos não ficávamos entre os três primeiros do Estado e este ano ficamos com o bronze nos Jogos Abertos do Interior, o que para nós foi extraordinário conquistado graças ao árduo trabalho e apoio recebido”, completou.

Ao final da reunião, Barjas Negri reafirmou o desejo de sucesso para a equipe de se prontificou a continuar apoiando o basquete piracicabano. “Acho que o caminho é esse, de se massificar o esporte e garimpar novos talentos”, finalizou.