O prefeito Barjas Negri assinou ontem (13) projeto de lei do Executivo que autoriza a prefeitura a doar uma área de 10 mil metros quadrados à Associação Ilumina, para a construção de um centro de especialidades oncológicas. O documento segue agora para a Câmara, onde será analisado e votado pelos vereadores. A expectativa do governo é que a aprovação ocorra no prazo de até 60 dias. O terreno fica no bairro Pompeia, no loteamento Altos do Taquaral.
De acordo com Barjas Negri, as tratativas entre a Ilumina e a prefeitura, para a formatação do projeto, começaram em dezembro do ano passado e tudo aconteceu rapidamente. Ele acredita também que os vereadores darão a devida atenção à proposta e aprovarão o PL sem colocar obstáculos. “Corremos muito para viabilizar essa doação, por se tratar de uma iniciativa de extrema importância para a melhoria da qualidade da saúde em nossa cidade. Fizemos a prospecção da área e ficamos felizes quando encontramos esta disponível. Suponho que os vereadores não colocarão óbices, em um mês a proposta que estamos apresentando seja aprovada e Piracicaba possa contar com mais esse avanço no atendimento oncológico”.
Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a iniciativa da Ilumina merece parabéns, por se tratar de um projeto voltado ao atendimento de uma especialidade que população necessita cada vez mais. “Sabemos que 25% da população sofre com essa doença [câncer], que exige atenção especial, por haver um tempo ótimo [adequado] para iniciar o tratamento e se obter o melhor resultado. Espero, portanto, que esse centro de especialidade se viabilize rapidamente e possamos ampliar esses serviços na cidade e na região, visto que somos referência regional em oncologia”.
Adriana Brasil, presidente do Conselho Administrativo da Ilumina, disse que é preciso destacar a determinação do prefeito Barjas Negri e do secretário de Saúde Pedro Mello para dar andamento a esse projeto. “O fato de o governo municipal ter aceito, há três anos, a nossa proposta se serviços oncológicos e comprado esses serviços, fortaleceu o nosso projeto junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que está convencido sobre sua importância. Sem essa atenção especial, não haveria como a gente dar andamento ao trabalho. Com essa doação, precisamos apenas aguardar a notícia mais importante, que é a aprovação final do MPT”.
PROJETO – A Associação Ilumina está se propondo a construir um Centro de Pesquisa e Diagnóstico Precoce de Câncer Ocupacional de Piracicaba e Região. Se aprovado, serão investidos R$ 27 milhões, oriundos de parte da multa da Shell, na década de 90, por ter contaminado o lençol freático de Paulínia.
O centro de pesquisa já foi aprovado em quase todas as instâncias a que foi submetido até agora. A última foi o Ministério Público do Trabalho de Campinas. Adriana Brasil passou por uma sabatina com promotores, que fizeram sugestões e demonstraram ter gostado muito do que ouviram. “Todas as sugestões dos promotores que nos ouviram foram acatadas”, disse Adriana Brasil. A última etapa será junto ao MP de São Paulo.