Portal do Município de Piracicaba

Barjas assina contrato para recuperação da mata ciliar da Bacia do Corumbataí

Por Comunicação Social / Publicado em 21/12/2020
Tempo de leitura: 4 minutos.

O prefeito Barjas Negri assinou contrato para serviços de recuperação da mata ciliar da Bacia do Corumbataí. O investimento será de R$ 478.047,20, valor obtido por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame. O convênio para implantação do projeto foi assinado pela Prefeitura com a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Meio Ambiente. O rio Corumbataí é responsável pelo abastecimento de cerca de 90% da população de Piracicaba.

Margens do rio Corumbataí, que abastece cerca de 90% da população de Piracicaba: recuperação é urgente

A empresa vencedora foi a Progaia Engenharia e Meio Ambiente e o prazo para conclusão dos trabalhos é de 29 meses, após dada a ordem de serviço.

O projeto consiste no plantio à montante da captação de água do Corumbataí, no bairro Tamadupá, de mais de 15.800 mudas, com espécies arbóreas nativas da região, em Área de Preservação Permanente (APP) e Áreas Verdes e/ou outras destinadas para plantio para proteger o manancial e garantir o abastecimento de água.

O reflorestamento proporciona uma efetiva proteção para o solo contra a ação erosiva das intempéries naturais. A recomposição da paisagem, com florística mais próxima dos remanescentes de mata encontrados em situações semelhantes na região, também vai auxiliar na manutenção da biodiversidade da flora nativa. A expectativa é que a execução ocorra no período chuvoso, que vai até março de 2021. O projeto propõe, também, limpeza e preparo do local, cercamento, se necessário, plantio, acompanhamento dos serviços e reposição se necessário.

“Para garantir água em quantidade e qualidade por longo tempo, é fundamental que suas nascentes sejam conservadas e as matas ciliares mantidas. Este convênio vai possibilitar o plantio de mais de 15.000 mudas de árvores nativas que irão contribuir para atender estes objetivos. Esta ação cumpre mais um compromisso do plano de governo do prefeito Barjas Negri, de tornar Piracicaba cada vez mais sustentável, visando melhorar a qualidade de vida dos piracicabanos”, observa o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.

HISTÓRICO – O rio Corumbataí nasce em Analândia e passa pelos municípios de Corumbataí, Rio Claro e Cordeirópolis para desaguar no rio Piracicaba. O Corumbataí é responsável por cerca de 90% da água que abastece Piracicaba, que hoje conta com cerca de 404 mil habitantes. Também é o Corumbataí que abastece 60% da população de Rio Claro.

Estudos no rio Corumbataí demonstram que grande parte da mata ciliar foi degradada. Hoje a bacia apresenta 39,6% do total de sua área ocupada por cana-de-açúcar e 27,51% por áreas de pastagem. Em decorrência desse histórico essencialmente agrícola, se negligenciou importantes aspectos ecológicos e ambientais.

Além da perda de diversidade, muitos outros impactos foram e ainda são causados pela ausência de planejamento ambiental da ocupação agrícola na bacia, como erosão, compactação e empobrecimento do solo, além da poluição e assoreamento dos rios.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.