Após o desfile do Bloco da Salomé, que abriu o Carnaval 2023 de Piracicaba – Roberto Crivellari no dia 4/02, o grupo percussivo de maracatu Baque Caipira levou 130 integrantes às ruas da cidade no último sábado, 11/02, em cortejo especial que celebrou uma década de história. De acordo com os organizadores, cerca de 1.500 pessoas acompanharam o Baque Caipira desde a concentração na praça Doutor Tibiriçá até o largo dos Pescadores. Os cortejos dos blocos carnavalescos têm apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Baque Caipira no largo dos Pescadores: cortejo reuniu cerca de 1500 pessoas, segundo organizadores | Foto: Isabela Borghese
O cortejo do Baque Caipira foi uma grande festa popular em exaltação à cultura afro-caipira no território piracicabano, conduzido pelas batidas do maracatu de baque virado, que compreendem ritmo, beleza e alegria na formação de um corpo percussivo com uma corte real que apresenta os elementos e personagens característicos das nações de Pernambuco, reinterpretados por uma linguagem e referenciais locais.
O corpo percussivo foi formado por agbês, ganzás, alfaias, caixas e gonguê, já a corte real integrada por porta estandarte, dama do paço, baianas, caboclos, lanceiros, catirinas, trabalhadores rurais, vassalos e a realeza. A realeza contou com personalidades da cultura popular e negra da cidade, representantes do Samba de Lenço, Batuque de Umbigada, Cururu, Hip Hop, Teatro, da música popular e da Capoeira.
Natália Puke, uma das organizadoras do cortejo do Baque Caipira, afirma que o grupo está feliz com o resultado e a repercussão da atividade do último sábado. “A devolutiva do público foi de encantamento e do sentimento da força do maracatu de baque virado. Foi um evento especial para nós. Significou a retomada do carnaval de rua, após dois anos de pandemia, e a comemoração dos nossos 10 anos de história, em uma celebração bonita construída a partir dos referenciais indígena, africano e caipira”.
Neste cortejo, o Baque Caipira realizou uma Rota Negra, que passou por alguns pontos que marcam a história de resistência e luta do povo negro e indígena da cidade de Piracicaba, como a praça Tibiriçá (Cemitério de escravizados), Igreja de São Benedito (Santo Preto) e largo dos Pescadores (Território Paiaguá).
Como ressalta Natália, o cortejo de 10 foi tanto um espaço de festa como uma mostra do trabalho sério do Baque Caipira. Nessa década de trabalhos, o nosso grupo se fortaleceu com a pesquisa, vivências realizadas com os mestres, apresentações públicas e com os projetos sociais voltados para as comunidades periféricas. Todas essas experiências nos possibilitaram muito aprendizado e ao mesmo tempo a missão em difundir e multiplicar os saberes da cultura brasileira”, ela finaliza.
Neste cortejo, o Baque Caipira realizou uma Rota Negra | Foto: Isabela Borghese
MAIS BLOCOS – Mais seis blocos ainda participam do Carnaval 2023 de Piracicaba – Roberto Crivellari, de sexta-feira, 17/02, a terça-feira, 21/01. O próximo evento será na sexta, 17/02, com o estreante Bloco do Bagaço, que faz uma folia estática na praça da Boyes, no Centro, das 17h às 22h.
Dois blocos fazem a folia no sábado de Carnaval, 18/02. Às 12h30 acontece o cortejo do Mete Marcha, que se concentra em frente ao portal do Engenho Central, na avenida Dr. Maurice Allain, 454, e segue com marchinhas de carnaval até o Chafariz no Parque do Mirante. Também tem o desfile do tradicional Cordão do Mestre Ambrósio, que faz concentração às 16h, na Praça da Boyes para, às 17h, seguir em festa até o largo dos Pescadores.
O Bloco Pira Pirou sai no domingo, 19/02. A concentração será às 15h na Praça José Bonifácio, no Centro, seguindo em cortejo a partir das 17h até o largo dos Pescadores. Na segunda-feira, 20/2, a animação fica por conta do Bloco do Amor. A concentração será às 18h, na Praça da Boyes, para em seguida sair em cortejo até o largo dos Pescadores.
O último bloco do Carnaval 2023 de Piracicaba sai na terça-feira, 21/02: é o Bloco da Ema, o mais antigo em atividade da cidade, com 18 anos. Concentra às 15h em frente ao Espaço da Ema, na rua Moraes de Barros, 176, Centro, seguindo em cortejo até o largo dos Pescadores.
APOIO – O desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2023 tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões. Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba.
A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) acompanhará os desfiles com viatura para orientar o trânsito, assim como a PM (Polícia Militar) de Piracicaba e Guarda Civil Municipal de Piracicaba, esta que acompanhará os eventos com viaturas e motos.
HOMENAGEM – Os blocos carnavalescos em Piracicaba deste ano homenageiam Roberto Crivellari, grande entusiasta do Carnaval de rua na cidade e que faleceu em junho de 2022, aos 67 anos. Por mais de 30 anos ele dialogou com lideranças carnavalescas de outras cidades e estados, além de participar ativamente de atividades relacionadas à festa em Piracicaba. Como homenagem, Crivellari será lembrado em todos os desfiles de blocos carnavalescos.