O Banco do Povo Paulista, “Programa Econômico Social do Governo do Estado de São Paulo” em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), firmou em 2005, 124 contratos de financiamento com empreendedores de pequenos negócios, valor correspondente a R$ 442 mil.

A instituição, que facilita o acesso ao crédito e visa conceder microcrédito para manutenção e geração de ocupação e renda, atua através de “Agentes de Crédito”, que coletam informações sobre os clientes e encaminham os pedidos ao “Comitê de Crédito Municipal”, para análise dos documentos. A aprovação ou não do crédito é de responsabilidade do Comitê, conforme critérios técnicos.

O Banco somente firma contrato de financiamento com pequenas empresas e pessoas físicas autônomas, com negócio que contribua para a renda familiar e que caracterize baixa renda e para cooperativas e associações de produção que estejam legalizadas.

De acordo com a secretária da Semdes, Maria Angélica Guércio, de 1999, quando iniciou o programa, até agora foram assinados um total de 1.628 financiamentos, o que corresponde a R$ 4,69 milhões. A secretária salientou também, que o maior índice de procura de crédito são das regiões norte e oeste do município.

O valor do financiamento para pessoa física e jurídica é de R$ 200 reais a R$5 mil e às cooperativas e associações de R$ 200 a R$ 25 mil, com limite máximo de R$ 5 mil por associado, se o total de sócios for menor que cinco.

Para firmar o contrato com Banco do Povo, que ainda conta com um saldo de mais de 900 mil reais para ser aplicado, as exigências são as seguintes: os clientes têm que estar produzindo no município há mais de seis meses, com firma aberta ou não; residir ou ter negócio na cidade há mais de dois anos; não ter restrição no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e no Serasa e ter um total de vendas menor de R$150 mil nos últimos 12 meses.

O prazo para pagamento do financiamento é de 1 a 6 meses para Capital de Giro (compra de mercadorias, matéria-prima, conserto de máquinas, equipamentos ferramentas) é de 1 a 18 meses para Investimento Fixo (compra de máquinas, equipamentos, ferramentas), sendo que as prestações são mensais e fixas, com taxa de juro é de 1% ao mês, pré-fixado e cobrado mensalmente sobre o saldo devedor.

Informação de financiamento pode ser obtida no Banco do Povo Paulista, à rua Alferes José Caetano, 1130 e pelo telefone 3434-5255.

Confira a documentação necessária, sendo duas cópias e o original para a autenticação.

Para Empresas Registradas:

1. Contrato Social e alterações

2. Cartão C.N.P.J.

3. Cartão de Inscrição Estadual

4. Cartão de Inscrição Municipal

5. Autorização da Vigilância Sanitária

6. Alvará de Funcionamento

7. Declaração de Imposto de Renda (para Profissionais Liberais)

8. RG dos sócios e dos cônjuges

9. C.P.F. dos sócios e dos cônjuges

10. Comprovante de Residência dos sócios

11. Certidão de Casamento