Mais de 1.500 pessoas de 60 anos de idade ou mais passaram pelo exame de prevenção ao câncer bucal em Piracicaba. A iniciativa faz parte da Campanha de Prevenção e Diagnóstico precoce do Câncer Bucal, que está sendo realizada em 34 postos distribuídos pelo município, desde a última segunda-feira (24).
As avaliações serão feitas até a próxima sexta-feira (28), nas 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que dispõem de atendimento odontológico, em 5 Unidades de Saúde da Família (PSF), no Centro de Especialidades Médicas, Senai-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e em duas unidades volantes. Devido a Campanha, o atendimento odontológico de rotina nas UBS e no CEO-Centro de Especialidades Odontológicas foi interrompido nesta semana, com exceção dos casos de urgência. No Serviço de Urgência e de Endodontia, na Rua Tiradentes Nº 521, o atendimento continua normal.
Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Dirce Valério da Fonseca, dos cerca de 1500 pacientes avaliados, 34 foram encaminhados ao CEO para triagem que resultou em 15 casos encaminhados para atendimento especializado no Orocentro (Unicamp). “A procura e aceitação para o exame bucal está bastante satisfatória e a nossa expectativa é examinar mais 1500 pessoas até a próxima sexta-feira, totalizando a avaliação de pelo menos três mil pacientes”, disse.
Durante a Campanha de Câncer Bucal, além da avaliação que busca verificar possíveis lesões, são fornecidas orientações sobre higiene bucal, cuidado e manuseio de próteses e auto-exame. Após a avaliação, o paciente receberá um folder com importantes dicas sobre cuidados, higiene bucal e orientações para o auto-exame.
A Coordenadora alerta a população sobre a importância da avaliação das condições da saúde bucal e solicita que todos os idosos façam o exame, que é bastante simples e indolor.
Ela ressalta também a importância de as pessoas fazerem um auto-exame mensal, que consiste numa técnica simples. Basta procurar um lugar bem iluminado, ficar em frente a um espelho, tirar as dentaduras ou pontes e examinar alguns pontos. Olhar e apalpar bem a pele do rosto e do pescoço para investigar se há presença de feridas, caroços, manchas brancas ou avermelhadas e verrugas, ou qualquer outra alteração. Examinar os lábios por dentro e por fora, a gengiva e as bochechas. Colocar a língua no “céu” da boca e examinar embaixo, colocá-la para fora e olhar a garganta. Segurar a língua com um pano ou gaze, puxá-la para um lado, depois para outro, examinando as laterais.
Principais fatores de risco de câncer bucal:
Vício de fumar cigarros e cachimbos
Consumo de álcool
Exposição continuada à luz solar
Má higiene bucal
Próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas
Restaurações ou dentes fraturados ou com bordas cortantes
Fique Atento ! Procure logo um profissional de saúde !
Feridas na boca que não saram em duas semanas
Ulcerações pequenas superficiais e indolores
Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Dificuldade de fala, mastigação e deglutição
Emagrecimento acentuado
Dor