53 pessoas foram abordadas durante a operação

A Prefeitura e as forças de segurança de Piracicaba apresentaram na tarde de hoje, 27/10, balanço da operação Centro Seguro, realizada ontem, quinta-feira, no quadrilátero formado pelas ruas Moraes Barros, José Pinto de Almeida e XV de Novembro e avenida Armando de Salles Oliveira, além da praça José Bonifácio, Terminal Central de Integração (TCI) e praça Takaki, na Paulista. O objetivo da operação é coibir a prostituição e o tráfico de drogas e assim dar maior segurança à população que frequenta a área central e outros pontos com maior fluxo de pessoas. Outras ações da mesma magnitude estão previstas para acontecer nos próximos dias.

Durante a operação, 53 pessoas foram abordadas e 2 foram presas, uma delas era procurada pela Justiça e a outra foi presa por tráfico de drogas. Na operação, 12 veículos foram vistoriados e 1 deles recolhido por falta de equipamentos de segurança. Além disso, foram elaborados 2 autos de infração de trânsito e 3 boletins de ocorrência, 1 para averiguação de suspeito de tráfico e outros dois por atitude suspeita. A polícia também apreendeu um celular roubado e realizou oitiva de suspeito de tráfico, além de elaborar termo circunstanciado de jogo de azar. Essas ações foram realizadas em conjunto pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil.

A Semuttran participou interditando ruas para facilitar o andamento da operação

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Saúde (Vigilância Sanitária), Finanças (Fiscalização Tributária) também participaram com a interdição de ruas centrais e fiscalização de 9 estabelecimentos comerciais, sendo 2 lacrados pela Vigilância Sanitária, 1 autuado por falta de inscrição municipal, 1 autuado por não fazer alterações cadastrais e 1 notificado para fazer atualização do CNAE.

O prefeito Luciano Almeida confirmou que a operação Centro Seguro vai continuar nos próximos dias para aumentar a segurança na área central e no seu entorno e assim dar maior tranquilidade para os munícipes e suas famílias que devem transitar pelo local durante as festividades de final de ano.

A PM também ajudou na fiscalização dos estabelecimentos comerciais

REVITALIZAÇÃO – A operação Centro Seguro complementa as ações da Prefeitura para revitalização e ocupação da área central de Piracicaba. Entre elas estão a remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra, localizada entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira, concluída nesta semana. Foram criadas 62 vagas de estacionamento no local, além de aberto acesso entre a XV e a Moraes Barros. As adequações agradaram os frequentadores do espaço, entidades e taxistas que trabalham ali.

Outra ação é a elaboração de projeto de revitalização da praça José Bonifácio e seu entorno, que busca ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da área central, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e Acipi. Há uma consulta pública aberta para receber dúvidas e sugestões sobre o projeto. Qualquer pessoa pode participar da consulta, que vai ficar disponível por 30 dias no site consultaspublicas.piracicaba.sp.gov.br/projetos/revitalizacao-praca-jose-bonifacio/.

Uma das fiscalizações aconteceu na esquina entre rua XV de Novembro e José Pinto de Almeida

Também integra as ações de revitalização e ocupação do Centro Projeto de Lei Complementar (PLC) que dispõe sobre os incentivos urbanísticos e fiscais para reabilitação de edificações, produção habitacional multifamiliar e hospedagem na área central de Piracicaba. Uma audiência pública para apresentação e discussão da proposta será realizada no dia 8/11, às 11h, no auditório do Centro Cívico. A minuta pode ser acessada na íntegra em: https://piracicaba.sp.gov.br/publicacoes/minuta-de-lei-complementar/

Palavras-Chave: Centro, segurança e fiscalização