As obras de manutenção nas escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba já contemplaram 103 das 124 unidades em 2023, o que representa um percentual de 83% do total de escolas do município beneficiadas pelas melhorias. No decorrer do ano, foram concluídas 72 escolas, outras 28 estão em fase inicial e três estão em estágio final de reforma. A gestão do programa de manutenção nas escolas é realizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel). O investimento até agora é de R$ 44,2 milhões.
As intervenções nas unidades escolares são adaptadas às necessidades de cada uma. Os serviços abrangem desde demolições, remoção de entulho, trabalhos em fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, aprimoramentos em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, bem como melhorias em esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura completa interna e externa, além de aprimoramentos hidráulicos e elétricos, e nos sistemas de rede e telefonia.
Simultaneamente às obras em andamento, as escolas já entregues passam por uma revisão final para identificar a necessidade de possíveis ajustes.
O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destaca a importância da manutenção periódica nas escolas para preservar condições adequadas aos estudantes. “Quando iniciamos as reformas, identificamos escolas que estavam há mais de 30 anos sem receber qualquer tipo de manutenção, o que resultou em problemas estruturais sérios que se acumularam ao longo do tempo. A falta de manutenção impacta diretamente na vida dos alunos e professores, e estamos trabalhando para que essa situação não se repita.” Roza ressalta que em 2024 as obras continuarão em ritmo acelerado, inclusive durante o período de férias, aproveitando o recesso escolar.
No mês de dezembro, duas escolas foram entregues: José Antônio de Oliveira, no Jardim Bartira/Tupi, e Professor André Franco Montoro, no bairro Santo Antônio. As escolas Lygia Amaral Gobbin, Antonio Boldrin e José Antonio de Souza estão na fase final da reforma e devem ser entregues em breve.