As duas matinês no Engenho Central atraiu pessoas de todas as idades
As duas matinês no Engenho Central atraiu pessoas de todas as idades

O Carnaval 2024 – Brincante Eduardo Américo, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), foi um sucesso. O evento, que teve 25 atrações entre janeiro – com o pré-Carnaval – e fevereiro, reuniu 52.740 mil pessoas em blocos de rua e bailes em outros espaços, como a Estação da Paulista e centros culturais. O levantamento foi feito pelas equipes da Semac e representantes dos blocos.

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, ressalta que o Carnaval 2024 de Piracicaba transcorreu com tranquilidade, segundo a GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar) e Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), muito devido ao trabalho de segurança pública eficaz em todos os eventos.

Crianças se divertiram com a Capivara Mona na folia na Biblioteca Municipal
Crianças se divertiram com a Capivara Mona na folia na Biblioteca Municipal

“Fundamental e eficiente, a Guarda Civil, a Polícia Militar e agentes da Semuttran prestaram todo o apoio possível. Estavam na concentração, no trajeto e na dispersão dos blocos, assim como compareceram aos eventos da Prefeitura, como Engenho Central, Estação da Paulista, Praça do Mirante, para garantir a ordem e uma folia pacífica à população”.

Beltrame ainda destaca a boa relação entre Semac e Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba no que diz respeito à organização da participação dos blocos na folia oficial do município. “Realizamos diversas reuniões na sede da pasta, no Engenho Central, em que todos foram ouvidos, ideias acatadas e tudo em prol de um Carnaval saudável. As saídas e dispersões foram respeitadas, pensando também no cidadão que não participava da festa e queria ter o horário de silêncio à noite respeitado”.

Os eventos de pré-Carnaval, afirma o secretário, serviram para agitar os foliões e prepará-los para a maratona de atividades do período festivo. “Uma programação robusta, vai ficar marcada como uma das mais extensas e democráticas já realizadas na cidade. Começamos com o Grito de Carnaval, dia 20/01, no Engenho Central, passando pela edição especial da Noite no Mirante, dia 26/01, além de quatro blocos que saíram entre 27/01 e 4/02, como o Bloco da Salomé, os estreantes Vila África e Coreô e o Baque Caipira”.

Na Estação da Paulista, público teve Carnaval de marchinhas
Na Estação da Paulista, público teve Carnaval de marchinhas

Com o espírito carnavalesco aquecido na cidade, era então o momento de literalmente colocar mais blocos nas ruas e oferecer folias em diversos espaços, reforçando a tônica da descentralização da cultura da atual gestão.

“Começamos a Sexta-Feira de Carnaval, 9/02, com o animado Carnaval das Marchinhas com Roberto Seresteiro, um showman que comandou a alegria e encantou pessoas de todas as idades. Foi lindo ver a Estação da Paulista tão colorida e cheia”, destaca o secretário Beltrame.

Folia para Todos reuniu pessoas com e sem deficiência, crianças e idosos
Folia para Todos reuniu pessoas com e sem deficiência, crianças e idosos

Outros destaques realizadas pela Semac foram as matinês nos bairros Mário Dedini, Tatuapé 2 e Novo Horizonte, os Bem-vindo ao Engenho especiais de Carnaval, o baile de Máscaras na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o passeio do Amigos da Banda em trio elétrico pelo Centro da cidade e as duas edições do Carnaval no Engenho Central, que teve muita música, diversão para crianças, o Palhaço Sossego e a Capivara Mona.

Outro evento importante da programação de 2024 foi o Folia para Todos, na terça-feira, 13/02, realizado pela Semac em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e com apoio do projeto Pernas Caipiras. Foi um evento na avenida Cruzeiro do Sul especialmente montado para pessoas com ou sem deficiência e para pessoas idosas.

Baque Caipira levou cores e ancestralidade ao Centro - Foto de Adriano Sgrignero
Baque Caipira levou cores e ancestralidade ao Centro – Foto de Adriano Sgrignero

MAIS BLOCOS – De sexta-feira, 9/02, à terça-feira, 13/02, o Carnaval 2024 – Brincante Eduardo Américo levou 10 blocos às ruas da cidade, entre grupos tradicionais a estreantes e outros que voltaram a participar da folia.

O estático Bloco do Bagaço tocou sambas na praça da Boyes na sexta; no sábado, 10/02, quatro blocos garantiram a animação em Piracicaba: o Mete Marcha na avenida Maurice Allain, o Cordão do Mestre Ambrósio do Centro ao Largo dos Pescadores, o Amigos da Rua do Porto e seu desfile do Casarão do Turismo ao Largo dos Pescadores e o Unidos de Santa Olímpia, no bairro trentino-tirolês de Santa Olímpia, com festa que teve até carros alegóricos.

Cordão do Mestre Ambrosio arrastou uma multidão em seu cortejo
Cordão do Mestre Ambrosio arrastou uma multidão em seu cortejo

No domingo, 11/02, o Centro da cidade presenciou um efervescente cortejo do Bloco do Primo Luiz e, na sequência, o plural e caloroso Carnaval do Bloco Pira Pirou, que saiu da praça José Bonifácio e terminou no Largo dos Pescadores.

A Segunda-Feira de Carnaval, 12/02, contou com a folia estática e animada na praça da Boyes do Bloco dos Boçais, e também com o cortejo do concorrido Bloco do Amor, que começou ali mesmo nas imediações da praça da Boyes e seguiu pulando e cantando até o Largo dos Pescadores. O último a entrar em cena no Carnaval 2024 – Brincante Eduardo Américo, na terça-feira, foi o Bloco da Ema, que levou os foliões com muita ciranda e coco da rua Moraes de Barros até o Largo dos Pescadores.

Com marchinhas, Pira Pirou animou o fim de tarde de domingo de Carnaval
Com marchinhas, Pira Pirou animou o fim de tarde de domingo de Carnaval