Bairro Santo Antonio ganha Ecoponto
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), entregou nesta quinta-feira (21) mais um ecoponto para a população. Localizado na Rua João Laurelli – Residencial Santo Antônio, este é o 9º ecoponto em operação na cidade. Com uma área de 1.200 m2, o ecoponto Santo Antônio segue o modelo padrão, com fechamento com alambrado, guarita com sanitários, baia coberta (para depósito) e iluminação.
Durante a inauguração, o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, ressaltou a importância do descarte correto para evitar prejuízos para a natureza e até para os cofres públicos. “Com esta ação preventiva, estamos contribuindo para destinarmos adequadamente alguns materiais como entulho da construção civil, madeira, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, pneus”, afirmou.

Menten falou sobre a importância do descarte correto
O ecoponto vem contribuir para a melhoria do bairro. “Uma obra relativamente simples, mas muito importante para um bairro que há dois anos não tinha um metro de asfalto. Tinha apenas a escola Franco Montoro. E hoje conseguiu várias conquistas como pavimentação, creche, a escola Santo Antônio, e agora o ecoponto. Com isso, aos poucos, o bairro vai melhorando e valorizando”, disse o prefeito Barjas Negri.
O Prefeito ressaltou ainda a importância do ecoponto com relação ao reaproveitamento dos materiais que são descartados no local. “O entulho da construção civil recolhido aqui é muito utilizado para obras da Prefeitura, como tapa-buraco, e também na manutenção das estradas rurais”, lembrou. “Mesmo sendo uma obra simples, os ecopontos são extremamente importantes do ponto de vista ambiental. Só pelo fato de estarmos trabalhando para evitar que estes materiais não sejam descartados em áreas de APPs, áreas verdes, terrenos baldios, áreas de manancial já estamos contribuindo para preservação ambiental”, completou.

Barjas Negri disse que o bairro só tem a ganhar com a presença do Ecoponto
Cristiana Correia dos Santos Oliveira, professora de geografia da Escola Estadual Bairro Santo Antônio, localizada próxima ao ecoponto, fez questão de levar os alunos do ensino médio para a inauguração. A professora trabalha com eles em classe sobre a importância da reciclagem, da separação e da destinação de resíduos.

Alunos da Escola Santo Antônio participaram da inauguração
ECOPONTOS – Os ecopontos estão aptos para receber: entulho (até 1 m³, de acordo com a lei, mais que isso o munícipe deve contratar uma caçamba); material resultante de poda e capinação (pequenas quantidades); sofás, eletroeletrônicos, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, pneus. Ali não se deve descartar lixo domiciliar.
A escolha dos locais para a instalação de ecopontos é determinada pela demanda com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando deste modo a contaminação de ribeirões e córregos.
Endereços dos Ecopontos:
MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo
BOSQUES DO LENHEIRO I – Rua Sapucaia
BOSQUES DO LENHEIRO II – Rua dos Pinheiros (DESATIVADO POR OCUPAÇÃO)
CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
JARDIM ORIENTE: Rua Profª MAria Isabel Teixeira Mendes x Rua Dr. Raul Machado Filho
ÁRTEMIS – Rua Fioravante Cenedese
MÁRIO DEDINI I – Rua Antônio Franco de Lima
MÁRIO DEDINI II – Rua dos Topázios
BOA ESPERANÇA – Rua Francisco de Assis Pansiera
Obs.: Os portões ficam abertos para descarte de resíduos após o horário de funcionamento e aos finais de semana.
