Com a temática Natal, acontece nos dias 19 e 20 de novembro e 3 e 4 de dezembro, no bairro Monte Alegre, o evento de arte e gastronomia, com música ao vivo, denominado Coletivo Monte Alegre – Especial de Natal. Nos sábados, 19/11 e 3/12, as atividades acontecem das 11h às 20h, e nos domingos, dias 20/11 e 4/12, das 11h às 18h, na Sala Florença. O evento tem apoio de divulgação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). A entrada é gratuita e há estacionamento no local.

Bairro Monte Alegre tem imóveis tombados como patrimônio cultural (Foto: Isabela Borghese) No Coletivo Monte Alegre – Especial de Natal, cerca de 40 empreendedores de Piracicaba e região expõem e colocam à venda seus produtos, que abrangem itens de saboaria, roupas, acessórios, semijoias, costura criativa, cerâmica, crochê, perfumaria, cosméticos naturais e antiguidades. Para a área gastronômica estão confirmados foodtrucks de preparações salgadas e doces e também chope. “O apoio a eventos como este é uma das premissas da Diretoria de Turismo, uma vez que eles promovem o empreendedorismo e também têm capacidade de atrair mais pessoas para o nosso município, especialmente para o bairro Monte Alegre, um dos atrativos turísticos de Piracicaba. Além disso, estamos colaborando para movimentar a economia da cidade”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire. A organização e curadoria do Coletivo Monte Alegre – Especial de Natal é da empresária Luciene Guidotti, com realização da Monte Alegre Eventos. “Esperamos muitos visitantes para passar um fim de semana divertido em um dos bairros mais charmosos da cidade”, falou Luciene.

BAIRRO – Foi no início do século 19 que a história do bairro Monte Alegre de fato começou, com a chegada dos imigrantes italianos para trabalharem em uma usina de cana-de-açúcar. Foi criada uma colônia ao redor da usina, para acomodação dos trabalhadores. A comunidade tinha armazém, padaria, farmácia, cinema, biblioteca e serviços médicos. A Usina Monte Alegre, que deu nome ao bairro, permaneceu em funcionamento por cerca de 60 anos, mas não conseguiu manter-se financeiramente e teve os trabalhos encerrados na década de 1970, devido às mudanças políticas e econômicas do país. Desde 2001, a colônia do bairro Monte Alegre é tombada como Patrimônio Histórico Cultural de Piracicaba. Hoje, alguns espaços do bairro abrigam eventos artísticos e culturais, restaurantes e empresas de inovação.

SERVIÇO – Coletivo Monte Alegre – Especial de Natal. Dias 19 e 20 de novembro e 3 e 4 de dezembro, na Sala Florença (via Comendador Pedro Morganti, 4.813, Monte Alegre). Horários: aos sábados, 19/11 e 3/12, das 11h às 20h, e nos domingos, dias 20/11 e 4/12, das 11h às 18h. Entrada gratuita. Estacionamento no local. Informações: perfil no Instagram @coletivomontealegre.