Avistar recebe edição da oficina ReCriando Sabores, do Fussp
Nesta edição da oficina, a receita foi de sanduíche com hambúrguer de feijão, substituindo a carne O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realizou na terça, 28/03, a oficina ReCriando Sabores na Avistar, uma entidade sem fins lucrativos, que visa promover condições favoráveis ao pleno desenvolvimento das pessoas com deficiência visual. O objetivo da ação foi incentivar a alimentação por meio do consumo de alimentos que vêm da terra e desmistificar o uso destes alimentos em receitas tradicionais, além de promover a inclusão.
A atividade envolve a substituição inteligente de alimentos, priorizando as opções mais saudáveis e acessíveis, também como forma de diminuir o custo das produções dos pratos e trazer mais nutrientes e vitaminas. Nesta edição da oficina, a receita foi de sanduíche com hambúrguer de feijão, substituindo a carne. Os alimentos utilizados na oficina foram doados por produtores rurais de Piracicaba e não contêm agrotóxicos. Os pães, para montagem dos sanduíches, foram doados pela Padoca do Caipira. Com os usuários da Avistar, que são deficientes visuais, foi ainda estimulado o lado sensorial, com o toque das folhas e os aromas dos alimentos utilizados na receita, em especial o ora-pro-nóbis.
Com os usuários da Avistar foi ainda estimulado o lado sensorial, com o toque das folhas e os aromas dos alimentos
“Dessa vez fizemos a substituição da carne por feijão no hambúrguer, incluindo ainda ora-pro-nóbis, couve e muitos outros sabores. A Avistar é uma entidade que atende adultos e, eles aprendendo a fazer a receita conosco, podem repetir em casa. Nosso interesse em realizar essa oficina é mostrar que é possível fazer substituições de alimentos, barateando o custo das receitas. O preço da carne é alto, mas é possível substituir a proteína da carne pelo feijão e, ainda assim, será mantida a alimentação saudável, só que muito mais barata”, explica Andréa Almeida, presidente do Fussp.
A presidente da Avistar, Maria José Belloni Felipe, destaca a relevância da idealização de novas experiências com os usuários da instituição. “Sou voluntária da Avistar há quase 15 anos, e a entidade trabalha com deficientes visuais, sejam cegos ou pessoas com baixa visão, no sentido de habilitação e reabilitação dessas pessoas. Particularmente, na área de culinária, eles gostam muito dessas novas experiências. E percebemos que eles costumam levar isso para o dia a dia das famílias. O impacto é extremamente positivo. Essa parceria com o Fussp estreita o laço entre as Organizações da Sociedade Civil e o poder público”, diz.
Andréa Almeida, presidente do Fussp (de azul), explicou que a oficina busca mostrar que é possível fazer substituições de alimentos, barateando o custo das receitas
O bancário aposentado Antônio Carlos Monteiro Brunheira tem baixa visão e é usuário da Avistar desde fevereiro 2022. “Tive um problema de catarata muito precoce que começou em 2008. Fiz a cirurgia do olho esquerdo, o que provocou um descolamento de retina. Em 2012, fiz a cirurgia no olho direito e, passados seis meses, também descolou a retina. Então, em resumo, hoje o olho esquerdo é praticamente cego, e o olho direto, com óculos, tenho 8% de visão”, conta. Brunheira é casado, pai de três filhos e avô de duas netas, e atribui à Avistar a possibilidade de do retorno de sua mobilidade. “Graças à Avistar consigo ter mobilidade independente. E depois que perdi a visão, comecei a me interessar por culinária. Então, essa ação foi bastante interessante. A comida tem um sabor diferente, é bom, e dá pra ser agregada no dia a dia. Em casa, minha esposa e minha filha sempre estão fazendo receitas novas, então essa é uma que vou levar”, acrescenta.
O bancário aposentado Antônio Carlos Brunheira garantiu que vai agregar a receita no cotidiano da família
A próxima oficina será na Fundação Jaime Pereira (Funjape), no dia 18/04. Interessados em participar como voluntários, devem se inscrever no site do PiraSolidária (leia abaixo).
Esta edição da oficina foi realizada na Avistar, entidade sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual
PIRASOLIDÁRIA – O PiraSolidária é uma plataforma autossustentável, na qual grupos e organizações da sociedade civil, ONGs, grupos coletivos e outras entidades podem se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações e iniciativas para as quais estão abertos a receberem ações voluntárias. Além disso, os cidadãos podem se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.
RECEITA – Para quem desejar fazer o sanduíche com hambúrguer de feijão ensinado na oficina, esta é a receita:
1 xícara (chá) de feijão preto cozido 1 colher (chá) de azeite de oliva. 1/2 xícara (chá) de cebola caramelizada ou frita 3 dentes de alho 1/2 xícara (chá) de ora-pro-nóbis ou espinafre picado Cheiro verde a gosto Couve picada a gosto Sal a gosto 1 colher de sopa de páprica defumada 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, modelar em formato de hambúrguer e colocar para fritar ou assar. A montagem do sanduíche vai da criatividade, mas na oficina foram acrescentados queijo, alface, maionese e tomate.
