Avistar inaugura Jardim Sensorial amanhã
Piracicaba, 15 de agosto de 2019 – A Associação de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar) inaugura amanhã, às 9h30, Jardim Sensorial em sua sede.
O Jardim, conforme informativo do serviço, tem o objetivo de estimular todos sentidos (visão, tato, olfato, audição e gustação.) “Todos podem se beneficiar das diversas ‘belezas’ contidas em um jardim pensado para ser visto, tocado, cheirado e até consumido!”
A Avistar está localizada na Avenida Antônia Pazzinato Sturion, 830, Jardim Petrópolis.
O Serviço de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiência Visual atende cerca de 50 deficientes visuais e suas famílias. É desenvolvido em parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) com a Avistar. Entre os objetivos do serviço estão a promoção da autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, seus cuidadores e suas famílias; prevenção da segregação dos usuários do serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; promoção de acessos a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e do Sistema de Garantia de Direitos; promoção de apoio às famílias na tarefa de cuidar, diminuindo a sua sobrecarga de trabalho e utilizando meios de comunicar e cuidar que visem à autonomia dos envolvidos e não somente cuidados de manutenção.
Lar Betel – Também amanhã, só que no período da tarde, a partir das 14h30, o Lar Betel promove bingo no refeitório da unidade.
O Lar Betel é parceiro da Smads por meio de Chamamento Público. Na unidade, a Smads conta com 30 vagas para acolhimento para pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, ou para aqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de autocuidado. As formas de acesso a estas vagas estão descritas no Decreto Municipal nº 16.340/2015. A Smads também tem parceria com o Lar dos Velhinhos, onde conta com 140 vagas.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
