As avenidas Rui Teixeira Mendes/Pio Sbrissa e José de Oliveira Garcia Neto ganharam hoje (4) sentido único de direção da avenida Jaime Pereira (Estrada do Bongue) para a avenida Antônio Mendes de Barros Filho. Já a avenida Abel Francisco Pereira ganhou sentido único da Madre Maria Teodora para a avenida Jaime Pereira (Estrada do Bongue). As alterações no trânsito têm como objetivo criar um sistema binário na região, auxiliando na mobilidade viária e trazendo mais segurança ao trânsito.

Para que fosse possível a implantação deste sistema binário, a Prefeitura entregou duas pontes sobre o córrego do Enxofre. Cada uma conta com 8m de extensão por 8m de largura. Uma delas está localizada na rua Hildebrando Seixas Siqueira – Jaraguá. A outra foi construída nas proximidades da alameda Alcindo Lopes Luccas –Terras de Piracicaba. O investimento total é de cerca de R$ 700 mil.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, com o surgimento de novos loteamentos, aumentou o número de moradores e, consequentemente, de veículos. “A proposta da construção das pontes teve objetivo de criar um sistema binário de tráfego, com mão única de direção nas avenidas, melhorando a fluidez do trânsito e aumentando a segurança dos pedestres”, explicou.

Complexo viário – Para que fosse possível a implantação do sistema binário de trânsito na região, a Prefeitura, além de construir as duas pontes sobre o córrego do Enxofre, executou melhorias viárias, criando um complexo viário. Somadas as obras executadas pela Prefeitura, foram investidos cerca de R$1,4 milhão neste complexo.

Em fevereiro deste ano foi implantada mão única de direção na avenida Madre Maria Teodoro (sentido Jaraguá/São Jorge) e na rua Dona Anésia (sentido São Jorge/Jaraguá). Para a reformulação do trânsito, a rua Dona Anésia foi estendida. A obra recebeu investimento de R$ 700 mil, com aplicação de cinco mil metros quadrados de asfalto, 1.120 m de guias/sarjetas e 200 m de galeria. A rua também foi recapeada nos trechos entre rua Padre Antônio Vieira e rua João Ferreira Camargo e entre a rua da Colônia e rua Sud Menucci.

Na região também foi feita uma parceria com loteadores, que garantiu a extensão das avenidas Rui Teixeira Mendes e Pio Sbrissa (1.400 m), entre o Residencial Reserva do Engenho e a Chácara Nazaré 2/Jardim Planalto. Além disso, a Prefeitura fez a construção da rotatória no cruzamento das avenidas Raposo Tavares, Madre Cecília e Mendes Barros (ex-av. Tancredo Neves), aliviando os congestionamentos e dando maior segurança aos pedestres. Alterações Avenida Abel Francisco Pereira Terá sentido único de direção da Madre Maria Teodora para a avenida Jaime Pereira (Estrada do Bongue) Avenidas Rui Teixeira Mendes / Pio Sbrissa e José de Oliveira Garcia Neto Terão sentido único de direção da avenida Jaime Pereira (Estrada do Bongue) para a avenida Antônio Mendes de Barros Filho