A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), realizará amanhã, 25/03, a partir das 8h30, nas avenidas Manoel Conceição e Barão de Serra Negra, na Vila Rezende, caminhada de conscientização sobre combate à dengue, seguindo todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus.
O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade e importância de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana.
Desde o início do ano o município tem registrado aumento dos casos da doença e os dados preocupam a Administração, que trabalha na prevenção da doença o ano todo, com ações como os mutirões e arrastões em todas as regiões da cidade.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, do dia 1º/01 até 19/03, foram confirmados 1.325 casos da doença em Piracicaba. Nenhuma pessoa morreu. No mesmo período de 2019 foram 213 casos e, em 2020, 575 casos.
A maior incidência da doença neste ano continua sendo na região central, com 876 casos, representando 66,1% da totalidade dos casos registrados. Essa região engloba bairros como Centro, Nova Piracicaba, Nho Quim, São Dimas, São Judas, Rua do Porto, Jardim Europa, Jardim Monumento, Vila Rezende e Bairro Alto. Nova atualização dos dados sairá na sexta-feira, 26/03.
A passeata reunirá agentes comunitários de saúde e terá apoio da Guarda Civil e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que acompanharão todo o percurso, controlando o fluxo do trânsito. Serão utilizados carros de som e cartazes, com mensagens diretas voltadas para a prevenção da dengue.