Avenida Rio das Pedras recebe serviços de recuperação de pavimento
A Prefeitura de Piracicaba executa serviços de recuperação pontual de pavimento ao longo da avenida Rio das Pedras. As obras integram um pacote contratado pela Prefeitura para a restauração do asfalto danificado em locais com afundamento de solo e formação dos chamados borrachudos. Os serviços são destinados principalmente a trechos com parada e circulação de ônibus coletivos.

Serviço contempla a remoção da camada danificada, execução dos reforços necessários e até substituição total do material
Além da avenida Rio das Pedras, a rua Buenos Aires já recebeu os serviços e as avenidas Independência e Luciano Guidotti serão as próximas vias. Outros locais ainda serão definidos e acompanhados pelas secretarias municipais de Obras (Semob) e Trânsito e Transportes (Semuttran), conforme necessidade de melhoria e também por meio de solicitações via 156.
A vigência do contrato é de um ano e prevê a recuperação de cerca de 10 mil metros quadrados de vias. O investimento municipal é de R$ 1 milhão e a empresa responsável pela realização dos serviços é a Pontuali Construtora e Engenharia Eireli.
O secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, explicou que esses locais recebem fluxo mais pesado de veículos e sofrem mais deformações. “Há situações que o nível de deterioração é elevado e o serviço de tapa-buraco não consegue atender satisfatoriamente a reparação”, explicou.

Pavimento recuperado na avenida Rio das Pedras: dano é causado por carga elevada combinada com repetição
Conforme Schiavuzzo, estes locais de circulação e parada dos ônibus sofrem maior desgaste por terem a carga elevada combinada com a repetição, que favorece o surgimento de buracos e os popularmente chamados “borrachudos”, que tratam-se do comprometimento da base do pavimento, formando deformações acentuadas (calombos) que não retornam mais ao estagio inicial.
A execução desse serviço contempla a remoção da camada danificada, execução dos reforços necessários, complementação da base com pedras ou a substituição total do material, desde as camadas mais inferiores, combinado com adequada compactação destas camadas, para posterior acabamento com a nova camada asfáltica.
