A Prefeitura de Piracicaba dá continuidade a mais uma etapa de obras do corredor de ônibus Pauliceia, que compreende as avenidas José Micheletti e Armando de Salles Oliveira, além da rua Benjamin Constant. Os serviços foram iniciados pela avenida José Micheletti, entre a avenida Independência e rua Santa Cruz, com retirada do pavimento antigo e escavações, para depois receber uma nova cobertura asfáltica. A primeira parada de ônibus deste trecho também já foi concretada. Para a execução da obra foi necessária a interdição de duas faixas de rolamento da avenida José Micheletti, além dos acessos às ruas Gomes Carneiro e Floriano Peixoto. Por isso, é importante que os motoristas fiquem atentos à sinalização e à movimentação de máquinas no local. A avenida receberá melhorias até a rua XV de Novembro, com extensão de 950 metros. O trecho seguinte fica na avenida Armando de Salles Oliveira, entre a rua XV de Novembro até a rua Rangel Pestana, e entre a rua Floriano Peixoto até a avenida Independência, com extensão de 900 metros. O terceiro compreende a rua Dom Pedro I entre a avenida Armando de Salles Oliveira e avenida José Micheletti, com 120 metros, e o quarto, a rua Benjamin Constant entre a avenida Independência até a avenida São Paulo, este com 650 metros. Além da sinalização das vias para mostrar que se tratam de corredores preferenciais de ônibus, outras melhorias nessas vias são a reconstrução total ou parcial do pavimento asfáltico. O investimento é de R$ 1,8 milhão, com prazo de execução de 180 dias. A empresa responsável é a Pontuali Construtora e Engenharia. MOBILIDADE – O corredor Pauliceia tem 8,1 km no total, divididos em três trechos: avenida 31 de Março, avenida São Paulo e avenida José Micheletti/rua Benjamin Constant. Na avenida 31 de Março, as obras já foram concluídas, com drenagem de águas pluviais e recuperação do pavimento nos dois sentidos da avenida, além de calçadas, ações de acessibilidade e sinalização em diversos pontos. Para execução dos corredores de ônibus são utilizados recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município. Além do corredor Pauliceia, Vila Rezende, Piracicamirim e São Jorge, o pacote contempla a modernização dos terminais Vila Sônia (em fase final) e Cecap/Eldorado.

RAIO-X DA OBRA

Pavimento Rígido: 595 m² Reconstrução de pavimento asfáltico: 14.860 m² Fresagem: 5.032 m² Recapeamento asfáltico: 5.032 m² Guia: 315 metros Sarjeta: 591 metros Calçamento em concreto: 809 m² Boca-de-Lobo: 35 unidades Dreno: 290 metros Rampa de acessibilidade: 111 unidades Piso tátil (direcional e alerta): 340 metros Tubo PVC D= 400 mm para drenagem: 160 metros