A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), realizará amanhã, quinta-feira, 08/04, a partir das 8h30, na avenida Raposo Tavares e ruas próximas, passeata de conscientização sobre combate à dengue. No decorrer dos meses outros corredores comerciais da cidade também receberão a passeata. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade e importância de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana.

Objetivo da passeata é fazer com que população entenda importância de eliminar criadouros do Aedes

Desde o início do ano o município tem registrado aumento dos casos da doença e os dados preocupam a Administração, que trabalha na prevenção da doença o ano todo, com ações como os mutirões e arrastões em todas as regiões da cidade.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, do dia 1º/01 até 01/04, foram confirmados 1.603 casos da doença em Piracicaba. Nenhuma pessoa morreu. No mesmo período de 2019 foram 553 casos e, em 2020, 691 casos. Nova atualização dos dados sairá na sexta-feira, 09/04.

A passeata reunirá agentes comunitários de saúde e terá apoio da Guarda Civil e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que acompanharão todo o percurso, controlando o fluxo do trânsito. Serão utilizados carros de som e cartazes, com mensagens diretas voltadas para a prevenção da dengue.

O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, ressalta que este contato mais próximo com a população, em locais de grande fluxo de pessoas, permite tornar a mensagem mais ágil. "É importante estarmos sempre insistindo nas informações relativas à prevenção da doença para que a população não se esqueça de que o controle e prevenção do Aedes dependem, também, dela, que precisa adotar cuidados simples no seu dia a dia, como manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso, os quintais limpos e não jogar lixo em terrenos baldios, guardar garrafas com a boca virada para baixo, colocar o lixo sempre em sacos fechados e manter baldes e caixa d´água devidamente tampados e piscinas com cloro", orientou.

Passeata de conscientização já foi realizada na Vila Rezende