O clima mais seco e a piora na qualidade do ar na cidade devido às queimadas, condição atípica para esta época do ano, levou o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, a se reunir com representantes de hospitais e entidades de saúde do município para discutir a necessidade de ações específicas para conseguir atender toda a população de forma mais ágil e adequada possível, uma vez que estes pacientes têm lotado os serviços de emergência, públicos e privados, devido a problemas respiratórios, como asma e bronquite, por exemplo.
Além do prefeito e do secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, e do procurador-geral do Município, Guilherme Monaco de Melo, também estiveram representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-X) e Hospital Regional de Piracicaba – vinculados ao Governo do Estado de São Paulo –, Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia, Unimed Piracicaba, Unidade de Regulação Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na oportunidade, também foi discutida a retomada do Grupo de Trabalho para monitoramento dos casos respiratórios – asma, bronquite, gripe e Covid-19, por exemplo –, o panorama dos hospitais da cidade quanto à disponibilidade de vagas e possibilidade de ampliação de leitos. Além disso, foi proposto que as entidades de saúde da cidade colaborem com o projeto Pira 20/40 por meio de propostas de curto, médio e longo prazo para melhorar a estrutura da saúde nos próximos 20 anos e manter a cidade como referência de atendimento SUS na região.
Marcelo Carvalho destacou que a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de médicos em agosto passado, oferecendo à população mais de 8.200 consultas/mês em clínica médica em todas as 74 unidades de saúde da Atenção Básica de Piracicaba – Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) –, tanto em horário de rotina, das 7h às 16h, como também nas cinco unidades em horário estendido, das 18h às 20h. “A medida atende principalmente pacientes com síndromes gripais e respiratórias consideradas menos graves, assim, diminuindo a procura destas pessoas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, afirma.
Carvalho lembrou, também, que a Prefeitura tem disponível o serviço de Telemedicina, no contraturno das unidades de Atenção Básica, onde os pacientes podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa. A consulta pode ser realizada pelo site https://portal.piracicaba.sissonline.com.br/ – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a quinta-feira das 17h às 8h, sexta-feira das 17h às 7h, e sábado, domingo e feriados 24h/dia. “Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade, como síndromes gripais e respiratórias, por exemplo”, completou o secretário.
Após o encontro, ficou definido nova reunião para outubro, quando serão apresentados os dados e sugestões de ações de saúde.