Autoridades ambientais abordam em workshop sistema de árvores em vias públicas
Amanhã (7) acontece no Centro Cívico, Cultural e Educacional “Florivaldo Coelho Prates”, no horário das 8h30 às 16h, o workshop “Equipamentos Urbanos e Sistema de Árvores em Vias Públicas”. A Semana do Meio Ambiente foi aberta no último domingo (5), com atividades na Feira da Barganha, na Esalq e prossegue até o próximo domingo (11).
O evento é uma organização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Paralelamente, de hoje (6) até dia 11, está acontecendo o I Festereco no Paraíso da Criança, que inclui diversas atividades lúdicas, educativas, oficinas e apresentação de coral.
A finalidade do workshop, amanhã (7), no Centro Cívico, conforme os organizadores é a de avaliar diferentes atitudes com relação ao manejo da cobertura arbórea das cidades frente à necessidade de melhoria da qualidade de vida. Entre as várias autoridades que estarão abordado o tema, está o presente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), engenheiro Pedro Mendes Castro.
Programação do Workshop
· A importância da cobertura arbórea e equipamentos urbanos pelo professor, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais, Silvicultura Urbana – ESALQ/USP.
· “Manejo da vegetação urbana junto a sistemas elétricos Cemig “, pelo engenheiro Pedro Mendes Castro, Coordenador Ambiental da Cemig –Distribuição (Companhia Energética de Minas Gerais) e Presidente da SBAU – Presidente da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.
· “Espécies para arborização viária”, pela professora Ana Maria Liner Pereira Lima, Departamento de Produção Vegetal, Paisagismo – ESALQ/USP.
· “Arborização Urbana Viária” – Aspectos de planejamento, implantação e manejo – Equipe técnica da CPFL.
· Debate
· Almoço
· Diagnóstico e propostas de manejo de arborização viária
· Encerramento
I Festereco – Festejando o Meio Ambiente, no Paraíso da Criança. · Atividades lúdicas, oficinas com escolas pré-agendadas e exposição ao público em geral. · Nos dias 8 e 10 – Biblioteca Ambulante, com contadoras de histórias. · Dias 9 e 10 – visita do Laboratório Ambulante “Aquatox” do Semae. · Dias 10 e 11 – oficinas de reaproveitamento de materiais e contadoras de histórias · Dia 11 – a partir das 14h está marcada a apresentação musical do Grupo Corda de Barro.