Autores lançam livros em parceria no sábado, 10/09, na Biblioteca Municipal
No sábado, 10/09, os escritores Carmelina de Toledo Piza e Anderson Brongna lançam dois livros publicados pela Editora Paladar Cultural, às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. O evento será em comemoração ao jubileu de pérola na arte da narrativa de Carmelina. A entrada é gratuita.
Os livros Constelações das Deusas e das Mandalas, de autoria de Carmelina de Toledo Piza, e Nem tão Grande, nem tão Pequena, do escritor Anderson Brongna, fazem parte de um circuito de apresentações (leia abaixo) de oficinas, contação de histórias e exposições de arte, em que a escritora mostra também o seu mais recente trabalho como ilustradora.
Sobre Constelações das Deusas e das Mandalas, Carmelina explica que havia feito uma pós-graduação em mitologia e lembrou-se do que os professores falavam, para buscar deusas interiores. Então ela começou a reler alguns livros sobre deusas e sobre mitologia. "Conforme eu lia, tinha um encontro comigo mesma, fazia as minhas mandalas pra sair daquela sensação que a pandemia me trazia… Para cada deusa que eu lia, eu fazia um poema para ela e desenhava uma mandala. Um dia meu amigo Anderson apareceu em casa e mostrei-lhe tudo, foi quando ele me deu a ideia, apresentou para a Editora Paladar Cultural e também foi o responsável pela diagramação", conta a autora.
Carmelina também é a responsável pela ilustração do livro de Anderson Brongna, Nem tão Grande, nem tão Pequena. "Quando eu era menina sonhava em ter um monte de lápis de cor… Eu sou a menina que, depois que cresceu, recusou-se a largar os lápis de cor e, de uma forma ou de outra, passou a colorir o mundo com histórias narradas, escritas e agora coloridas por essas ilustrações que fiz para este livro do meu amigo Anderson, que eu amo, e que são para mim a realização de um sonho", conta Carmelina Piza.
Nem tão Grande, nem tão Pequena é uma ficção infantojuvenil com traços autobiográficos do autor em sua infância humilde, onde viveu muitas aventuras no quintal de sua família. O livro recupera algumas memórias do autor e das brincadeiras da irmanada infância – o faz de conta – e as múltiplas possibilidades que traz para a elaboração de pensamentos e sentimentos, bem como, a construção de valores humanos, como a empatia, o respeito e a valorização das diferenças. O livro destaca ainda o valor da cultura popular e da convivência em comunidade.
"Contamos histórias para viver e para fazer viver em nós, ressoar em nós, o sentido da própria vida. Na medida em que descubro ou construo uma personagem sinto que minha vida e a vida das personagens se misturam e, assim, vou me transformando no que sou, no que desejo ser. Sou um leitor contumaz. Ler, contar e ouvir histórias são as minhas principais fontes de inspiração para escrever, e já vou pensando durante a minha escrita no formato do livro, nas transições de texto nas páginas para que o leitor possa sentir todas as emoções que o livro traz", explica Brongna.
CIRCUITO – Como parte da programação do circuito, Carmelina de Toledo Piza e Anderson Brongna já participaram da 1ª Flico (Feira Literária Interna do Colégio Objetivo de Piracicaba) e de evento no centro de formação de professores, em Saltinho.
Ainda no mês de setembro, os autores participam, em Limeira, da 2ª Festa da Coxinha, de 15 a 18/09, no Parque Cidade, e de evento na Biblioteca Pedagógica daquela cidade, no dia 27/09/2022, às 9h30 e às 14h.
Em outubro, no dia 1º, o encontro será com os educandos do Colégio Objetivo de Rio Claro, durante a Feira Literária interna da escola.
Em novembro, dia 05, inicia uma exposição de arte sobre consciência negra e mulheres, das 10h às 12h. A exposição poderá ser visitada durante todo o mês de novembro na Biblioteca de Piracicaba, no Centro.
SERVIÇO – Lançamento dos livros Constelações das Deusas e das Mandalas, de autoria de Carmelina de Toledo Piza, e Nem tão Grande, nem tão Pequena, de Anderson Brongna. Sábado, 10/09, às 10h. Na Biblioteca Pública Municipal – rua Saldanha Marinho, 333. Entrada franca. Os leitores também poderão acompanhar a agenda pelas redes sociais @paladar.cultural e facebook.com/paladarcultural
