A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (AUMA) realiza, neste domingo (12) às 08 horas, a 1ª caminhada “Mês do Autismo”. Com saída em frente ao teatro “Erotides de Campos”, no Engenho Central, o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre o autismo.
De acordo com a assistente social da associação, Priscilla Gimenes, a caminhada é uma tentativa de desmistificar qualquer preconceito em relação as características do autista. “O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como 'Transtornos do Espectro Autista' (TEA). O TEA são um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento”, explica Priscilla.
A saída será realizada no Engenho (em frente ao teatro “Erotides de Campos”), subirá a rua de pedra, passará pela Ponte do Mirante, Museu da Água e voltará ao ponto de partida pela Ponte Pênsil.
A campanha tem a cor azul e o laço de quebra-cabeça como símbolo do mistério e da complexidade do espectro do transtorno. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias vivendo com autismo. “Pedimos que todos usem, durante o mês, a cor AZUL como símbolo do autismo”, pede Priscilla.
Vale lembrar que o valor arrecadado com as inscrições será revertido para a manutenção da instituição.
AUMA
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba – AUMA, foi fundada legalmente em outubro de 1999 e tem como representante legal o Sr. João Ap. Bispo Aragão. É uma Associação sem fins econômicos, que presta assistência, desenvolve programas de amparo, ajuda na adaptação e integração social a pessoas com diagnostico de autismo e suas famílias. Hoje a Associação atende 29 autistas e seu funcionamento é diário de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 12h00 e das 13h00 as 17h00.
Para quem quiser entrar em contato com a instituição, os telefones são: (19) 3424-1979 / 3927-1980; ou pelo e-mail: aumapiracicaba@ig.com.br