A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), desenvolveu o web aplicativo Audiotur que permite aos turistas e usuários o acesso a informações e roteiros nos principais pontos turísticos da cidade. Além dos textos e audioguias em português e inglês, o conteúdo dos roteiros turísticos foi adaptado para acessibilidade audiovisual (com audiodescrição, videoLIBRAS e legendagem LSE). O lançamento oficial foi realizado na manhã de hoje, 04/06, no Casarão do Turismo.

O objetivo do Audiotur é tornar as experiências turísticas mais acessíveis e inclusivas para turistas, moradores e pessoas com diferentes tipos de deficiência, permitindo que elas aproveitem e compreendam melhor os atrativos turísticos de Piracicaba. Por meio do web aplicativo, os visitantes podem conhecer detalhes e dados históricos da cidade enquanto exploram esses atrativos.

Secretário da Semutri, Guilherme Michelin (à esq), ao lado do prefeito Luciano Almeida e o secretário da Semdettur, Euclides Libardi

Nesta primeira etapa, foram desenvolvidos seis roteiros turísticos: Conheça o Engenho Central, Parque do Mirante, Rua do Porto, Parque João Hermmann Neto, Museu Prudente de Moraes e Área Central. O conteúdo pode ser acessado pela plataforma ou diretamente dos locais turísticos, com a leitura do QR Code, apresentando as informações sobre os pontos onde os visitantes estiverem.

LANÇAMENTO – Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Luciano Almeida começou a falar fazendo uma autodescrição para ser compreendido pela população cega, e o próprio sinal em Libras, destacando a importância da acessibilidade para que toda a população se sinta inserida nos pontos de visitação do município.

“Com esse lançamento, vencemos dois grandes desafios. Um deles é a inclusão, criando alternativas e dando a possibilidade de todo mundo curtir a beleza de Piracicaba, e a outra é do turismo, porque nós temos uma situação muito bem definida aqui com o turismo de negócios, que traz 98% de ocupação nos nossos hotéis de segunda a sexta, mas chega no fim de semana esse índice cai. E a gente precisa fazer essas pessoas ficarem aqui nos fins de semana também e conhecerem a nossa cidade, os nossos locais turísticos”, declarou o prefeito.

Prefeito Luciano Almeida no lançamento do Audiotur

O secretário da Semdettur, Euclides Libardi, lembrou que uma das principais funções do Executivo é proporcionar aos cidadãos informação, trabalho e acesso às melhores oportunidades. “O lançamento desse audioguia vem mostrar a vocação de Piracicaba como uma cidade cordial, que presta serviço aos seus cidadãos, e o compromisso que essa gestão tem com o social de Piracicaba. Esse web aplicativo proporciona acesso às pessoas que muitas vezes não teriam condições de usufruir tudo o que o município oferece, por suas limitações ou por falta de informação, e agora podem ter esse acesso.”

A diretora de Turismo, Alessandra Freire, contou que uma das principais dificuldades foi encontrar referências para desenvolver a plataforma para o projeto do web aplicativo. “Nenhum município tem esse tipo de plataforma, não encontramos nenhuma cidade que tenha. Durante a pesquisa, buscamos ajuda de profissionais da área de acessibilidade e comunicação, para criarmos termos de referência e descritivos técnicos e, a partir disso, realizar a licitação com as especificidades técnicas necessárias.”

Placas com QR Code foram instaladas em atrativos turísticos para acesso de informações pelo Audiotur

O lançamento também teve a presença da secretária de Mobilidade Urbano, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco, e do secretário de Transportes Internos (Semutri), Guilherme Michelin.

ACESSIBILIDADE – O evento também teve a participação de grupos de promoção do turismo e entidades de acessibilidade. A presidente da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), Giselle Lorena Milhomem, destacou, durante o evento – por meio da interpretação em Libras de Gláucio Camargo –, a importância de ter esse acesso aos pontos turísticos da cidade, já que muitos espaços na cidade ainda não têm intérpretes.

“Ainda são muitas barreiras comunicacionais, é uma luta muito grande para que as pessoas valorizem esse acesso, ofereceram trabalhos para os surdos. E é por isso que nós estamos aqui”, comentou. “Antigamente a comunidade surda ia passear em locais turísticos, e a gente só via as pessoas conversando e não tinha intérpretes, não tinha acessibilidade. E as pessoas parecem que esquecem das pessoas surdas, dos direitos que elas têm de passear, fazer turismo. Agora está começando a melhorar, e com isso, as pessoas surdas começam a participar, elas vêm, compram, passeiam, porque está melhorando a acessibilidade.”

Giselle Milhomem (ao centro), presidente da Assupira, ao lado de Gláucio Camargo (à dir) com grupo de associação

Segundo ela, somente em Piracicaba, há cerca de 200 pessoas com deficiência de audição. Ela foi ao evento acompanhada de quatro integrantes da Assupira, incluindo os dois intérpretes de Libras convidados para o lançamento, que ajudam em projetos e eventos com acessibilidade.

“A nossa língua é diferente, é visual, espacial, a gente precisa de intérpretes, de acessibilidade. Nunca teve turismo em Piracicaba acessível, e hoje abriu esse caminho, a gente conseguiu essa vitória, então isso vai ajudar demais a gente”, comemorou Giselle.

COMO FUNCIONA – O Audiotur foi desenvolvido para todos os visitantes e a população que queira conhecer com mais detalhes os atrativos turísticos de Piracicaba, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva, onde as informações sobre os pontos turísticos são fornecidas por meio de audiodescrição, videoLIBRAS e legendagem LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos). Destina-se também aos turistas estrangeiros que têm acesso a áudios e textos em inglês.

Cartões de turismo com inscrições em Braille

A plataforma pode ser acessada pela internet (https://visite.piracicaba.sp.gov.br) por qualquer aparelho celular móvel com a leitura de QR Code, que estará em placas de sinalização turística nos pontos de visitação da cidade, em materiais gráficos produzidos com transcrição em Braille (para serem lidos por pessoas cegas) e nas redes sociais da Prefeitura. Não é preciso baixar nenhum aplicativo para utilizar a plataforma, bastando apenas acessar o endereço na internet.

A navegação é fácil e intuitiva: ao entrar no site, a pessoa escolhe a língua e o formato que ela deseja ter acesso ao conteúdo (audioguia, textos, videoguia, etc). A página seguinte faz uma introdução sobre a plataforma e como utilizá-la. Em seguida, a pessoa escolhe qual roteiro ela deseja acessar as informações, ou senão, elas podem ser acessadas diretamente pelo QR Code.