A Prefeitura realizou ontem, 15/08, a segunda audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana (Planmob). No encontro foram apresentadas à população as propostas recebidas via site, observatórios e também nas oficinas realizadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisas de Piracicaba (Ipplap). A audiência, realizada no auditório do Centro Cívico, bateu recorde de participação, com 187 pessoas.
A mesa foi formada pelo secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, pelo procurador-geral do município, Sérgio Bissoli, pelo diretor do Departamento de Transportes Urbanos, Vanderlei Quartarolo, e pelo arquiteto e urbanista e consultor do Plano Diretor e do PlanMob, Geraldo Moura.
População participou com perguntas e explanações da segunda audiência pública do PlanMob
A audiência teve início com a participação de Moura, que fez explanação sobre os cinco eixos que norteiam o PlanMob: Incentivo ao modo não motorizado; Estruturação do Anel Rodoviário (e demais propostas viárias); Transporte coletivo; Educação e redução de acidentes, e Carga e PGT (Polo Gerador de Tráfego). O material apresentado – que será disponibilizado no site planmob.piracicaba.sp.gov.br na semana que vem – já contém as propostas apresentadas.
Após a fala de Moura, com uma hora de duração, foi a vez da participação popular, com perguntas à mesa e explanações, com o tempo de cinco minutos. Entre os assuntos abordados podem ser destacados o transporte público, serviços de Uber e de táxi, transporte cicloviário, traçado de ruas e avenidas, semáforos e transporte especial, entre outros.
Para o secretário Jorge Akira, a audiência foi bastante produtiva. “Tivemos uma participação recorde, de 187 pessoas, com representantes dos observatórios Cidadão e Social, do projeto MobCidades, do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), do projeto Promotoras Legais Populares (PLPs) e da Associação de Moradores do Distrito de Tupi, taxistas, pessoal do Uber, uma participação bastante diversificada. Isso mostra que o obejtivo de envolver a população na discussão para a criação do PlanMob está funcionando”, ressalta Akira.
A Prefeitura irá realizar a terceira audiência pública, mas a data ainda será definida. Nesse encontro, será apresentada a minuta do plano à população.
HISTÓRIA – O Plano Diretor de Mobilidade começou a ser elaborado em 2004, pela consultoria Instituto de Mobilidade Sustentável – Rua Viva. O objetivo do Plano foi a definição de diretrizes para a circulação de pedestres, bicicletas, ônibus, automóveis, caminhões e demais modos de transporte, por meio do desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentável.
O documento deu entrada na Câmara de Vereadores, mas, com a mudança do Executivo e Legislativo devido às eleições e a posse do prefeito Barjas Negri em seu primeiro mandato, em 2006, a Câmara devolveu o projeto de lei ao Executivo para apreciação e verificação de interesse em dar continuidade. Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), foi iniciada sua revisão, com a finalidade de tornar suas propostas mais acessíveis.
“Conseguimos realizar mais de 40 intervenções propostas no plano original. Essas obras beneficiaram motoristas e pedestres de todas as regiões de Piracicaba, promovendo maior fluidez no trânsito. Além de trazer mais conforto para aqueles que utilizam o transporte diariamente, seja particular ou público, essas obras, que incluem duplicações, melhorias em rotatórias, entre outras ações, permitiram que a cidade se desenvolvesse crescesse sem sentir tanto os efeitos negativos do trânsito, como congestionamentos, por exemplo”, ressalta Barjas Negri.
Entre algumas das melhorias realizadas estão a duplicação das avenidas Rio das Pedras, Dois Córregos, Pompeia, Laranjal Paulista, Cristóvão Colombo, Virgílio da Silva Fagundes, Nossa Senhora do Carmo, Francisco Antonio Perin, Thales Castanho de Andrade, Euclides Figueiredo e Luiz Ralph Benatti. A SP- 135, rodovia que liga Piracicaba ao distrito de Tupi, a avenida dos Concepcionistas e a rua Genoveva Formaggio também foram duplicadas, assim como a Estrada dos Marins e a Estrada do Bongue, estes dois últimos, locais de grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico. A avenida Miguel Caparros, a Pedro Habechian e a Rui Teixeira Mendes foram prolongadas.