Portal do Município de Piracicaba

Audiência pública final da revisão do Plano de Mobilidade Urbana reúne cerca de 70 pessoas

Por Comunicação Social / Publicado em 27/10/2022
Tempo de leitura: 3 minutos.

Com público formado por cerca de 70 pessoas, aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 26/10, no auditório do Centro Cívico (no prédio da Prefeitura), a audiência pública final da revisão do Plano de Mobilidade Urbana. O evento, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), foi aberto à população, que pôde sugerir propostas sobre o assunto.

Plano de Mobilidade Urbana é estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana

A audiência teve a presença da secretária da Semuttran, Jane Franco; do secretário de Governo, Carlos Beltrame, e do Procurador Geral do município, Guilherme Monaco de Mello. Compareceram à audiência, também, a engenheira civil Maria Beatriz de Souza, do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), e secretários e representantes da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Semfi (Secretaria Municipal de Finanças), Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos), além de vereadores e gestores de instituições particulares.

Cerca de 70 pessoas participaram da audiência, que aconteceu na noite de ontem

O Plano de Mobilidade Urbana, estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, é um instrumento de planejamento para orientar os investimentos e ações a serem feitos na cidade a curto, médio e longo prazos. Na audiência foi feita a leitura completa, pelo arquiteto e urbanista Geraldo Moura, da minuta de Revisão do Plano de Mobilidade, disponível por 16 dias para consulta no site www.planmob.piracicaba.sp.gov.br, com 118 artigos. Na sequência, todos os presentes puderam sugerir as alterações que julgaram necessárias.

Algumas das sugestões comentadas na audiência pública foram a respeito de veículos elétricos e com células fotovoltaicas, calçadas acessíveis a deficientes, bicicletas como meio de transporte com infratestrutura das periferias para a região central, suspensão de passagens de veículos em dias específicos para a implantação de “ruas abertas” para pedestres e semáforos inteligentes.

“Nosso foco é fazer atualizações para melhorias na mobilidade urbana da cidade em consonância com as diretrizes nacionais, por isso a participação da população é muito importante. As contribuições são sempre muito bem-vindas e tudo será avaliado por uma equipe técnica para verificar a viabilidade das propostas”, comentou Jane Franco.

Após finalizado, o Plano de Mobilidade segue para a Câmara Municipal, para aprovação dos vereadores.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.