Portal do Município de Piracicaba

Ato reúne pessoas em situação de rua na Praça José Bonifácio

Por Comunicação Social / Publicado em 17/08/2018
Tempo de leitura: 6 minutos.

Piracicaba, 17 de agosto de 2018 – Um ato no coreto da Praça José Bonifácio, com a presença de pessoas em situação de rua e profissionais que trabalham com este público, lembrou o dia 19 de agosto, dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua.

Cartazes produzidos pelas pessoas em situação de rua, que foram fixados no coreto juntamente com a bandeira do Brasil, deram o recado que esta população quer passar: são sujeitos de direitos, que querem ter oportunidades para poderem superar a condição de rua e querem que as pessoas lembrem que são diversos e diferentes os motivos de ir para rua: vício em álcool e outas drogas, falta de vínculos familiares, falta de emprego que garanta subsídio para uma moradia, violência doméstica, entre outros.

Jucimar Ramos de Jesus, uma das pessoas que está na situação de rua, apelou ao lado cristão das pessoas pedindo amor ao próximo e que antes de se apegar ao estigma, as pessoas pensem que quem mora na rua tem uma história de vida e que situações diversas podem ter levado ela para rua e por isso elas mereçam compaixão e não o preconceito.

Adriana de Souza, outra pessoa em situação de rua, também pediu a diminuição do preconceito e salientou que com oportunidades de emprego, haveria possibilidade maior de sair das ruas.

O tratamento com dignidade e respeito às pessoas em situação de rua também permeou a fala das coordenadoras dos serviços ligados a este público. “Estas pessoas merecem o respeito e cada um traz consigo sua história. E nós estamos aqui pra relembrar a luta destas pessoas”, frisou Solange Spironello, coordenadora do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Eliete Nunes, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, lembrou da importância do tratamento com dignidade às pessoas e ressaltou que a Semdes desenvolve diferentes serviços para esta população, sempre na busca da superação da condição. Ela enalteceu a intersetorialidade das políticas públicas, lembrando da sintonia entre o Consultório na Rua, ligado à Secretaria Municipal de Saúde e todos os serviços ofertados pela Semdes ((Centro Pop), Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Casa de Passagem, Albergue Noturno e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS).

Além das falas de usuários e técnicos, o ato também foi marcado com apresentação de capoeira do mestre Nambú.

Ana Maria Barbosa de Godoy e Luís Carlos Nunes Pereira, Coordenadora e Assistente Social e Pedagogo do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Charqueada prestigiaram o ato. Eles já haviam participado na quarta-feira de oficina sobre mulheres em situação de rua e voltaram ao município para verificar como funcionam os serviços. “Nós queríamos conhecer o funcionamento dos serviços e como é a relação saúde/assistência. É interessante conhecer outras experiências que podemos compartilhar enquanto política pública. E Piracicaba é próximo, facilita esta troca”.

O ato integra as ações organizadas pelos serviços públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Consultório na Rua, serviço também público, mas ligado a Secretaria de Saúde. Na quarta já foi realizada oficina com a temática Maternidade de Mulheres em Situação de Rua em uso de substâncias psicoativas, que resultam em destituição do poder familiar. No dia 22, reunião entre os serviços públicos e o terceiro setor para uma troca de experiências sobre as ações realizadas por ambos para a população em situação de rua, encerram a programação.

19 de agosto – O dia 19 de agosto foi escolhido para ser a data de Luta das Pessoas em Situação de Rua para não se deixar esquecer o massacre da Sé, ocorrido neste dia em 2004 e que resultou no assassinato brutal de oito pessoas, que foram golpeadas na cabeça enquanto dormiam na região da famosa praça da cidade de São Paulo. Além dos mortos, o massacre ainda deixou oito feridos. O caso teve repercussão internacional e data ficou cunhada como “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.