Piracicaba, 16 de agosto de 2018 – Acontece amanhã (17), a partir das 8h30, na Praça José Bonifácio, ato para lembrar o dia nacional de luta da pessoa em situação de rua, que é o dia 19 de agosto. A intenção é dar visibilidade a esta população e pela garantia de direitos deste público.

Cartazes produzidos pelos usuários durante a primeira quinzena de agosto serão expostos na praça. Também acontecerá roda de conversa, apresentação de música de grupo de usuários e capoeira com mestre Nambú.

O ato integra as ações organizadas pelos serviços públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Casa de Passagem, Albergue Noturno e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS) ) e o Consultório na Rua, serviço também público, mas ligado a Secretaria de Saúde. Ontem já foi realizada oficina com a temática Maternidade de Mulheres em Situação de Rua em uso de substâncias psicoativas, que resultam em destituição do poder familiar. No dia 22, reunião entre os serviços públicos e o terceiro setor para uma troca de experiências sobre as ações realizadas por ambos para a população em situação de rua, encerram a programação.

O conjunto de ações tem o objetivo, conforme explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, de colocar na pauta assuntos importantes para este público e dar visibilidade aos serviços públicos destinados a esta população. “As ações colocam na pauta assuntos importantes de serem enfrentados e também dão visibilidade aos nossos serviços, e nós temos um rol deles, objetivando a superação da situação de rua e o tratamento com dignidade e respeito a este público, que é sujeito de direitos”

19 de agosto – O dia 19 de agosto foi escolhido para ser a data de Luta das Pessoas em Situação de Rua para não se deixar esquecer o massacre da Sé, ocorrido neste dia em 2004 e que resultou no assassinato brutal de oito pessoas, que foram golpeadas na cabeça enquanto dormiam na região da famosa praça da cidade de São Paulo. Além dos mortos, o massacre ainda deixou oito feridos. O caso teve repercussão internacional e data ficou cunhada como “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076