Renata de Camargo Prestello e Guilherme Aparecido Eugênio Sampaio, atletas paraolímpicos de Piracicaba convocados para compor a Seleção Paulista Paraolímpica, continuam fazendo bonito na Paraolimpíada Escolar Brasileira. Eles conquistaram mais uma medalha de ouro cada. Guilherme Sampaio cruzou a linha de chegada em primeiro no 300m, categoria T36. Já Renata Prestello chegou em primeiro nos 400m com cadeiras na categoria T54.

Eles juntam essas conquistas as outras três medalhas no atletismo. Renata, de 19 anos, já havia conquistado a medalha de ouro na prova de 100m rasos e medalha de prata no arremesso de peso. Guilherme, 15 anos, foi medalha de prata na prova de 100m. Os paraatletas conquistaram o direito de participar da competição após participarem da seletiva ocorrida na cidade de Praia Grande, onde disputaram com dezenas de outros competidores de todo Estado.

De acordo com o professor João Francisco de Godoy (Johnny), coordenador Paradesporto da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), é a primeira vez que atletas de Piracicaba participam da seleção paulista. “São resultados fantásticos que enaltecem o trabalho desenvolvido pela cidade”, enfatizou.

Além de fomentar o surgimento de novos talentos em uma área em que o Brasil já exibe excelentes resultados internacionais, as Paraolimpíadas Escolares servem para chamar a atenção da sociedade sobre a eficácia do esporte como ferramenta de inclusão social. Os jovens participantes, seus familiares, treinadores e professores aprendem e ensinam sobre a convivência em sociedade, a importância de dar oportunidades a todos e o verdadeiro sentido dos direitos humanos.

Renata é aluna do Colégio Seletivo e Guilherme da ETEC “Deputado Ary de Camargo Pedroso”. Segundo Johnny, ambos são alunos oriundos do importante trabalho realizado pelos professores do Projeto Clarear da Selam.

Renata compõe a equipe AAPP/Selam/Unimed que representa Piracicaba em competições como os Jogos Regionais e Abertos do Interior e Guilherme, apesar do pouco tempo de treinamentos, já inicia sua carreira paradesportiva com uma importante convocação. Os dois também treinam com o técnico de atletismo da equipe do professor César Augusto de Castro.