William Ferraz e Thiago Serra, ao fundo, e Pedro Aversa e Thiago Diniz, na frente, participam da competição na Itália – Foto CCS

O WRF World Rafting Championships, que é um dos maiores eventos de rafting do mundo e acontece entre os dias 26/06 e 2/07 na Itália, terá representantes de Piracicaba. É a equipe da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba), que vai em busca do ouro na categoria sênior. A competição internacional terá cerca de 100 equipes, de 34 países, totalizando aproximadamente 450 atletas. Os atletas da Ascapi dão aulas de canoagem na lagoa do Parque da Rua do Porto, local onde treinam. Eles têm apoio da Prefeitura para transporte. Na tarde de hoje, sexta-feira, 16/06, o chefe do Executivo, Luciano Almeida, recebeu representantes da Ascapi em seu gabinete, com o titular da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Hermes Balbino. Os integrantes da Ascapi que vão competir na Itália são Pedro Aversa, 27, Thiago Diniz, 34, Thiago Serra, 28, e William Ferraz, 31, que já foram atletas da seleção brasileira de canoagem slalom. A associação foi criada há 25 anos e já tem no currículo o campeonato mundial pela WRF, na Turquia, em 2019, e o panamericano de 2022 na Colômbia. Para todas as conquistas, o treino é intenso.

Equipe treina na lagoa do Parque da Rua do Porto – Foto CCS “Nós treinamos todos os dias e, por conta de todos da equipe trabalharem muito cedo, entramos na lagoa exatamente às 6h e saímos às 7h30. Mesmo com chuva, treinamos. A gente só não treina se o mundo estiver acabando”, brincou Aversa, acrescentando que o treinamento é feito tanto dentro quanto fora da água, já que há outros exercícios físicos realizados em academia, com monitoramento de preparador físico. Conforme Aversa, no WRF World Rafting Championships serão três dias de competições e quem somar o maior número de pontos é o vencedor. Eles disputarão quatro provas: sprint, que é o tiro de velocidade, na qual o objetivo é percorrer o percurso no menor tempo possível; sprint paralelo, na qual a largada é realizada com dois botes lado a lado; slalom, na qual é necessário cumprir o percurso da corredeira passando por balizas penduradas em cabos sobre o rio, e downriver, que é a maratona do rafting, com todos os times competindo ao mesmo tempo, sendo que os pontos ganhos nas provas anteriores determinam o “grid” de largada.

Hermes Balbino, Jéssica Brajon, tesoureira da Ascapi, atleta Thiago Diniz e o prefeito Luciano Almeida “Para trazermos o pódio, é interessante sempre nos mantermos entre os três primeiros nas provas. E treinamos para isso. Vamos à luta para conquistar o bicampeonato mundial”, afirmou Aversa.