Guilherme Félix (-87kg), Fernanda Souza (-62kg) e Hellorayne Paiva (acima de 67kg) venceram, no último final de semana, a I Seletiva Nacional Fechada realizada no Country Club de Londrina e garantiram vaga para a última seletiva que definirá os atletas representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2011, no México. Já Debora Nunes se classificou direto, mesmo sem lutar, devido ao boicote realizado pelos atletas da seleção brasileira que estavam descontantes com a organização da entidade. A competição contou com a participação de cerca de 100 atletas classificados na Seletiva Nacional Aberta e nas Seletivas Regionais.
Destaque para Guilherme Félix que venceu na luta da vaga seu oponente da equipe de Rio Claro pelo placar de 16×8 e Fernanda Souza, que eliminou sua adversária de Minas Gerais por 7×1. Segundo o treinador, a ampla diferença nos resultados vem de um trabalho diferenciado realizado com os atletas após o retorno do Campeonato Mundial Universitário, em julho, com a preparação física alterada, focando a resistência e a especificidade.
Por classificarem dois atletas por categoria de peso, o técnico da equipe piracicabana Frederico Mitooka não permitiu que seus atletas disputassem a luta final. “Não havia necessidade de lutar. Evitamos lesões para que os atletas possam treinar bem para o Campeonato Brasileiro, que será daqui a duas semanas.”, explica.
A equipe piracicabana ainda tem chances de conquistar vagas na última seletiva para a seleção de 2010 durante o campeonato Brasileiro, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro em Aracajú/SE, com os atletas Leidiane Aguilar, Willian Maciel e Willow Fiorentino. Porém, Mitooka explica que eles fazem parte de uma nova geração que está sendo trabalhada para os ciclos olímpicos de 2016 e 2020.