Odete Martins Teixeira é a número 1 nas provas de 100 e 200 metros de entidade internacional

Odete Martins Teixeira é a primeira colocada no ranking sulamericano da WMA


Após uma temporada de 2023 com as conquistas de várias medalhas e o reconhecimento nacional pelos resultados obtidos na 3ª etapa da Taça Brasil Master de Atletismo, promovido no mês de novembro, em Bragança Paulista, pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), a piracicabana Odete Martins Teixeira, integrante da equipe master de atletismo da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), voltou a surpreender com mais uma marca histórica.

Sinônimo de vitalidade, a atleta Odete Martins Teixeira, de 90 anos, passou a integrar a primeira colocação no ranking sulamericano da categoria 90+ da WMA (World Masters Athletics), que é a entidade Internacional que administra o atletismo e as corridas de pedestrianismo da categoria em todo o mundo.

E, foi justamente devido aos resultados obtidos nas provas disputadas em Bragança Paulista, que dona Odete, a Mama África, saltou para o topo do ranking da WMA. Na pista de atletismo no interior paulista, debaixo de sol forte, a piracicabana da equipe Selam completou a prova dos 100 metros rasos com o tempo de 52s30 e, na prova dos 200 metros rasos, Odete fez o tempo de 1m54s23.

Dona Odete Martins (a direita), é a primeira no ranking sulamericano

Ao receber a notícia sobre sua classificação ao topo do ranking sulamericano do próprio técnico da equipe de atletismo da Selam, professor Wellington Correia Fraga, dona Odete comemorou com um sorriso e a frase: “É a Mama África, novamente!”

O técnico e coordenador da equipe de atletismo da Selam, professor Wellington, disse que essa é uma surpresa agradabilíssima e um orgulho para a cidade que agora tem uma de suas cidadãs no lugar mais alto no ranking internacional. “É uma motivação para que possamos seguir com o trabalho árduo de todos os dias. Ela é um exemplo para as futuras gerações”, ressalta o técnico piracicabano.

Odete Martins Teixeira também aparece no ranking mundial da WMA, novamente na categoria 90+, ocupando a sétima colocação na prova de 100 metros rasos e na quarta colocação na prova dos 200 metros rasos.

De acordo com o calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, a equipe de atletismo master de Piracicaba volta às pistas no período de 29 de abril a 5 de maio, em local a ser definido, nas provas do 26º JOMI – Fase Regional dos Jogos da Melhor Idade e na 26ª edição do JOMI – Fase Estadual, agendado para o período de 4 a 10 de agosto, também em local a ser definido.

EXCELÊNCIA – O município de Piracicaba também está representando por dois atletas do PDB (Programa Desporto de Base), mantido pela Prefeitura por meio da Selam, nas seletivas que estão sendo realizadas até o próximo sábado, dia 3/2, no Centro de Excelência em Atletismo, localizado em São Bernardo do Campo.

Os aletas Ana Beatriz Fraga e Daruam Eugênio participam das seletivas em busca das vagas para integrar o Programa de Alto Rendimento, promovido na cidade do Grande ABC.

Vale ressaltar que a equipe de atletismo da Selam já está representada no Programa de Alto Rendimento com Ana Clara Fraga, irmã de Ana Beatriz, que treinou por vários anos no Núcleo de Atletismo da Prefeitura, localizado em Artemis e, desde 2022, faz parte do Centro de Excelência da Grande São Paulo.