Mariana Martins Nogueira, de 16 anos, iniciou nas categorias de base da ADH 15 Pira e agora vai defender a Associação Desportiva Centro Olímpico
Beneficiada pelo programa Bolsa Esportiva, iniciativa inédita criada pela Prefeitura Municipal na administração do prefeito Luciano Almeida, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), implantada em agosto de 2023, a atleta do handebol Mariana Martins Nogueira, de 16 anos, assinou contrato e vai defender a equipe da Associação Desportiva Centro Olímpico, time da capital.
Mariana foi uma das 55 contempladas pelo Bolsa Esportiva e recebia R$ 450 como ajuda de custo para manter o treinamento. Esse valor, segundo ela, auxiliou com o acompanhamento profissional de uma nutricionista, treinamentos específicos em academias e na aquisição de material esportivo. “Sem o suporte do Bolsa Esportiva seria difícil o acesso a esses recursos que me ajudaram a ter um melhor desempenho dentro das quadras”, ressaltou.
Assim que foi aprovada no teste da Associação Desportiva Centro Olímpico, a atleta optou por devolveu a verba para a Selam, que vai permanecer em cofre público. Mariana disse que foi uma decisão correta devolver o dinheiro, já que não continuaria a atuar por uma equipe do município.
TRAJETÓRIA – Mariana é formada pelas equipes de base da ADH 15 Pira (Associação Desportiva de Handebol) de Piracicaba e iniciou os treinamentos no ano de 2020.
Durante a pandemia da Covid-19, quando todas as atividades esportivas foram paralisadas, Mariana manteve os treinamentos e participou ativamente de aulas online, ministradas pelo técnico da ADH 15 Pira, José Batista, que tinha o objetivo de manter em atividade os jovens e adolescentes atletas que estavam confinados em suas residências.
De volta às quadras na temporada 2022, a atleta conquistou espaço entre as melhores da equipe da Associação Desportiva, mesmo disputando as competições da Lhesp (Liga de Handebol do Estado de São Paulo) nas categorias acima de sua faixa etária, quando terminou na segunda colocação no juvenil e na terceira posição no sub-21.
De acordo com o técnico José Batista, Mariana tem as três principais características que chamam a atenção das grandes equipes: é jovem, tem bom porte físico e excelente estatura. “Ela é dedicada e acredito que terá todas as chances de crescer na modalidade”, disse o técnico.