Representantes de escolas públicas estaduais e municipais e particulares da cidade recebem nesta quinta-feira (18), às 17h, no anfiteatro do Centro Cívico, exemplares do Atlas Rural de Piracicaba, editado pelo IPEF-Instituto de Pesquisas Florestais, com o patrocínio da Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Caterpillar.
Serão entregues cerca de 500 atlas, um exemplar a cada unidade gratuitamente com o objetivo de auxiliar os estudos nos conteúdos de Geografia e Ciências. Os temas como bacias hidrográficas, matas ciliares, desenvolvimento rural, solos, agricultura poderão ser ministrados pelos professores por meio de exemplos contemporâneos e locais retratados no material. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Piracicaba.
O Atlas Rural de Piracicaba foi elaborado pelo mestrando do Programa de Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ, Alberto Barretto, que trabalhou em conjunto com Gerd Sparovek, docente do departamento de Solos e Nutrição de Plantas, e com a engenheira agrônoma, Mariana Giannotti.
A obra tem por objetivo apresentar uma descrição e análise da zona rural de Piracicaba, numa linguagem simples e acessível. Dividido em cinco capítulos, o Atlas destaca, por exemplo, que o último censo agropecuário realizado no Brasil, retratando a safra de 1995/6 (IBGE, 1998), estima a área de produção agrícola de Piracicaba em 86.762ha.
Esse espaço é dividido entre 977 imóveis rurais, gerando um valor bruto da produção agropecuária de R$41.768.370,00 com um valor relativo médio de R$481,00ha.Um outro levantamento estatístico do Atlas expõe que atualmente, a área rural do município é de aproximadamente 138.500ha. Nesse espaço, dividido em torno de 2.400 imóveis rurais, encontra-se 63.371ha de cana-de-açúcar, ou seja, 46% da área rural, e 34.967ha de pastagens, 25%, como culturas predominantes.