Portal do Município de Piracicaba

Centro Cívico terá testagem da Campanha Fique Sabendo nesta terça-feira, 25/11

Ação ocorre das 8h às 15h, com testagem rápida, autotestes e distribuição de insumos de prevenção

Por Comunicação Social / Publicado em 24/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba deu início nessa segunda-feira, 24/11, às atividades de testagem da Campanha Fique Sabendo 2025, como parte da programação do Dezembro Vermelho, com intensificação dos autotestes e testes rápidos em todas as unidades de saúde e Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas).

Amanhã, terça-feira, 25/11, ocorrerá a primeira ação extramuros – realizada fora de espaços tradicionais – da Campanha. Das 8h às 15h, o Centro Cívico receberá uma ação educativa da equipe do Cedic com oferta gratuita de testes rápidos para HIV e sífilis, autotestes, orientações e distribuição de insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante). A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e aberta a toda a população.

A imagem mostra a fachada de um edifício público, provavelmente a prefeitura de uma cidade, com uma arquitetura moderna e imponente. O edifício é alto e estreito, com uma estrutura de concreto aparente e uma fachada com painéis em tons de amarelo e bege, que criam um padrão reticulado. Palmeiras altas e frondosas emolduram o edifício em primeiro plano, adicionando um toque tropical à cena. O céu azul e claro, juntamente com a iluminação intensa, sugere um dia ensolarado. Na base do edifício, há uma entrada com portões metálicos fechados e uma placa com o nome "PREFEITURA MUNICIPAL" em letras grandes e alaranjadas. Abaixo, há outra placa menor com os dizeres "CENTRO CÍVICO, EDUCACIONAL E CULTURAL FLORIVALDO COELHO PRATES". Sinais de trânsito circulares com a letra "E" dentro de um círculo vermelho, indicando "Estacionamento Proibido", estão posicionados em ambos os lados da entrada. O caminho em frente ao edifício é pavimentado com pedras e delimitado por faixas amarelas, com grama verde e árvores ao redor.
Atividades serão realizadas das 8h às 15h no Centro Cívico

A mobilização integra a estratégia municipal para ampliar o diagnóstico precoce e reforçar as mensagens de prevenção e enfrentamento ao estigma relacionado ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Entre 2015 e 2024, o município registrou 939 casos de HIV/Aids, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. A maioria dos diagnósticos é predominantemente em pessoas do sexo masculino, entre 25 e 59 anos.

A Campanha Fique Sabendo é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, coordenada pelo Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids (CRT-SP), em parceria com os municípios paulistas. O objetivo é ampliar o acesso à testagem, incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, especialmente entre pessoas que não têm contato frequente com os serviços de saúde.

Segundo Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, a programação local inclui ações educativas, testagem rápida, oferta de autotestes, distribuição de insumos e orientações sobre PEP (profilaxia pós-exposição) e PrEP (profilaxia pré-exposição).

“É importante reforçar que, além da campanha, os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis rotineiramente em todas as Unidades de Atenção Básica e no Cedic. Os exames são gratuitos, sigilosos e ficam prontos em cerca de 20 minutos”, destaca.

As atividades contam com a participação do Cedic, da Organização da Sociedade Civil Caphiv, do Consultório na Rua, da Atenção Básica e de outros parceiros da rede municipal, reforçando o compromisso do município em avançar rumo à eliminação do HIV como problema de saúde pública.

CAPACITAÇÃO – A programação também inclui uma capacitação no dia 26/11, destinada a médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede municipal e maternidades. A palestra será conduzida pela médica infectopediatra e coordenadora da Pediatria do CRT DST/Aids-SP, Daniela Vinhas Bertolini, e abordará Prevenção e Diagnóstico do HIV e Transmissão Vertical das ISTs. O encontro acontece no salão nobre da Fumep, das 13h às 16h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXGdImjr9CFzMs0VXtRUiuNXu0uyqz6iKB3XF-Lzia7Wyg5Q/viewform


Programação – Campanha Fique Sabendo 2025
25/11 (terça-feira)
Centro Cívico – 8h às 15h
Ação educativa com testagem rápida para HIV e sífilis, autotestes e distribuição de insumos de prevenção
26/11 (quarta-feira)
Fumep – 13h às 16h30 (somente para profissionais inscritos)
Capacitação sobre Prevenção e Diagnóstico do HIV e Transmissão Vertical das ISTs, com a infectopediatra do CRT-SP, Daniela Vinhas Bertolini
28/11 (sexta-feira)
Largo dos Pescadores (Rua do Porto) – 19h às 24h
Ação educativa noturna com testagem rápida, autotestes, oferta de PEP e PrEP e distribuição de insumos de prevenção
29/11 (sábado)
Parque Histórico Quilombo Corumbataí – 9h às 16h
Ação educativa com testagem rápida, autotestes e distribuição de insumos de prevenção


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.