Os moradores do Jardim Oriente e do Serra Verde receberam na tarde desta quarta-feira (26) uma das atividades da 21ª Semana Municipal de Prevenção às DSTs/HIV/Aids. Realizada na unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim Oriente e no centro comunitário do bairro, a ação ofereceu teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, além de orientações sobre doenças infectocontagiosas e apresentações culturais.

Quem compareceu ao local recebeu orientações dos profissionais dos PSF Jardim Oriente e Serra Verde e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e os interessados puderam realizar a testagem rápida para quatro tipos de doença, com o resultado imediato e aconselhamento dos profissionais.

Além das ações de saúde, a atividade contou com apresentações culturais, como a fanfarra da Escola Estadual Professor Thales Castanho de Andrade e do grupo de dança do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) do Jardim Oriente. “Nossa avaliação sobre o evento é bastante positiva, pois a comunidade entendeu o propósito e, memo com a chuva, esteve no local para receber as orientações e fazer o teste rápido”, afirmou Moisés Taglietta, coordenador do Cedic.

A 21ª Semana Municipal de Prevenção às DSTs/HIV/Aids prossegue na sexta-feira (28) com ações educativas e distribuição de folhetos orientativos nos terminais Centro, Vila Sônia, Piracicamirim e Pauliceia, das 17h às 19h. O sábado (29) marca o encerramento do projeto de prevenção e saúde na escola e o lançamento da campanha Fique Sabendo. As atividades estão programadas para a Escola Estadual Professora Catharina Casale Padovani.

Das 9h às 13h haverá testagem rápida para quem passar pela escola, que contará com ações educativas das 9h às 16h. As atividades serão realizadas pelo Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) em parceria com a ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida), a unidade do PSF (Programa Saúde da Família) IAA 2 e a Diretoria Regional de Ensino.

O encerramento da 21ª Semana Municipal de Prevenção às DSTs/HIV/Aids será no dia 1º de dezembro com a Caminhada da Solidariedade. Com saída prevista para as 8h30 do Mercado Municipal, a caminhada irá chegar à praça José Bonifácio, onde se encerra a exposição Meu Corpo, Minha Casa e onde haverá ações educativas para a população que passar pelo local.

A campanha Fique Sabendo irá oferecer testes de HIV entre os dias 1º e 5 de dezembro no Cedic e nas unidades da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs).