Após uma semana de atividades variadas que incluiu gincanas, oficinas de arte, apresentações musicais, competições esportivas, contação de histórias, palestras, esportes adaptados, entre outros, chegou ao fim a 5ª Semana do Brincar e os 7º Jogos Internos das escolas municipais.

Foram cinco dias que as equipes das unidades da Rede Municipal de Educação estiveram mobilizadas dentro do tema escolhido para esse ano Viva a Diversidade! O Brincar é para Todas as Pessoas para incentivar o desenvolvimento do brincar, aliado ao avanço pedagógico e social das crianças.

O vôlei sentado foi uma das modalidades esportivas adotada para as atividades nas escolas

Na educação infantil, foram propostas brincadeiras envolvendo as crianças, as equipes escolares, a comunidade e os familiares, que também participam das atividades.

Já no ensino fundamental, foram realizados os Joguinhos, dedicado às atividades esportivas como: vôlei, atletismo, queimada, torta na cara, dama, gincanas diversas, atividades com música e competições interclasses, promovendo atividades físicas, interação, movimento e trabalho em equipe.

O secretário de Educação, Bruno Roza, parabenizou as equipes pela organização da semana e destacou a variedade de atividades que foram oferecidas esse ano. “Durante estes dias, tivemos a oportunidade de observar nossas crianças envolvidas em diversas atividades e esportes inclusivos, que foram cuidadosamente planejados para garantir a participação de todos. As escolas desempenharam um papel essencial em criar um ambiente onde todas as crianças se sentiram acolhidas e capazes de explorar suas potencialidades.”

As escolas resgataram atividades como a amarelinha para os estudantes da rede

Priscila Lima Ferreira, formadora na área de educação física da Rede Municipal de Educação e organizadora do evento, esteve em 38 escolas durante a semana acompanhando as ações. “O brincar é a melhor forma de as crianças aprenderem sobre si próprios, sobre a vida e sobre as relações. Fiquei feliz de ver não só os professores de educação física envolvidos com a Semana, mas também os professores pedagogos na condução de práticas diferenciadas”.

João Pedro Waltrik de Almeida, professor de Educação Física da Escola Municipal Prof. José Pousa de Toledo, destacou que ter uma semana dedicada exclusivamente ao brincar é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “As crianças responderam muito bem ao tema da diversidade, que foi o foco das atividades. Entre os participantes, havia alunos com paralisia cerebral, baixa visão e outras condições. Foi inspirador ver todos eles participando ativamente e se beneficiando das atividades inclusivas.”

A 5ª Semana Municipal do Brincar e 7º Jogos Internos das Escolas Municipais é proposta pelo Poder Legislativo

A SEMANA – A 5ª Semana Municipal do Brincar e 7º Jogos Internos das Escolas Municipais é, inicialmente, proposta pelo Poder Legislativo, de acordo com o Projeto de lei 49/2018. O objetivo é mobilizar as famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida.

Nesta edição, a Semana Municipal do Brincar contou com apoio do Sesc Piracicaba e da Aliança pela Infância, que é o órgão que gerencia as atividades da Semana Mundial do Brincar no Brasil e em toda América Latina.

A contação de histórias ao ar livre foi uma das ações que a escolas de Educação Infantil promoveram durante a Semana