Em homenagem ao aniversário de 244 anos de Piracicaba, comemorado hoje, 1º de agosto, a Movimentação Cultural em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural realizou ao longo de todo o dia uma série de eventos, que uniu apresentações musicais, de capoeira e oficinas educativas na praça José Bonifácio.
As atividades, iniciadas após o fim da solenidade cívica em homenagem à cidade, foram abertas com a apresentação de Moacir Siqueira, Toninho da Viola e Luzico Martins, que saudaram quem passava pela praça central com seu cururu, estilo musical trovador que aponta a um resgate da cultura piracicabana. “É um prazer estarmos nos apresentando no dia em que Piracicaba completa mais um aniversário e poder levar toda a tradição do cururu para a região central da cidade”, afirma Siqueira.
A capoeira teve também seu espaço com apresentação do grupo Abadá Capoeira e mestre Nego Duro. O tradicional Som do Meio Dia, que normalmente acontece às sextas-feiras, mas que devido ao aniversário de Piracicaba teve uma edição especial nessa segunda-feira, recebeu o grupo Samba do Bom. E as festividades foram encerradas no final da tarde de hoje na praça do Terminal Central, quando a musicista paulistana radicada em Piracicaba há muitos anos Elaine Teotônio se apresentou na praça do TCI – Terminal Central de Integração.
OFICINAS – Além das apresentações musicais e de capoeira, a praça José Bonifácio foi palco de duas oficinas. Uma delas, foi a de cartões postais, voltada ao público infanto-juvenil.
E ocorreu ainda o lançamento da oficina de fotografia, intitulada “Projeto Primeiro Ensaio Digital”, ministrada pelo profissional Claudio Coradini, num projeto contemplado pelo Fac (Fundo de Apoio à Cultura). “Nossa proposta no dia de hoje foi cadastrar interessados, além de dar as primeiras instruções quanto ao manuseio da câmera fotográfica. Teremos ainda outros dez encontros ao longo do ano em diferentes bairros, possibilitando que muitas pessoas participem das oficinas, que são gratuitas”, explica Coradini, que conta com o apoio dos também profissionais Fábio Teixeira e Carla Vilela.
Os interessados em participar das oficinas de fotografia que não tiveram a oportunidade de estar na Praça José Bonifácio nesta segunda-feira, podem entrar em contato com Coradini pelo e-mail fotojornalismo4@hotmail.com