O número de atendimentos registrados na Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) e nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município registrou aumento de 12% no ano passado em relação a 2004.

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que as cinco unidades realizaram 499.629 atendimentos em 2012 ante os 445.677 registrados há nove anos. O aumento de 53.952 representa um acréscimo de 148 atendimentos por dia nas unidades de saúde.

De acordo com os números divulgados pela Secretaria, o maior aumento foi registrado na UPA Vila Cristina. Foram 144.471 atendimentos no ano passado (média de 396 por dia) e 115.161 em 2004 (315 por dia), o que representa um crescimento de 25% no número de atendimentos registrados na unidade.

O segundo maior crescimento foi registrado na UPA Piracicamirim (13%). Foram 120.356 atendimentos em 2012 e 106.054 há nove anos. O aumento dá uma média de 40 atendimentos diários a mais realizados pela unidade.

Com números mais tímidos, as UPAs Vila Sônia, Vila Rezende e a COT também registraram aumento no número de atendimentos, com crescimentos de 3%, 7% e 5%, respectivamente.

Para o chefe de expediente da Secretaria Municipal de Saúde, Deives Dias de Oliveira, os números confirmam que as UPAs Vila Cristina e Piracicamirim são as com maior demanda no município e mostram ainda que a população aumentou a procura pelos serviços oferecidos pelo município. “As unidades da Vila Cristina e do Piracicamirim são as que costumeiramente registram maior demanda. Isso é explicado pela localização de ambas, mas também pela qualidade do atendimento oferecido”, disse.

QUALIDADE Usuária da rede municipal de saúde, a costureira Maria Aparecida Gomes, 69, elogia a qualidade do atendimento recebido na UPA Piracicamirim. Moradora do Cecap, Maria Aparecida ficou internada na unidade no fim do ano passado. “Fui muito bem atendida por médicos e pela equipe de enfermagem. Gostei ainda bastante da limpeza do local. Fiquei três dias lá e quando fui para o hospital, minha vontade era voltar por causa do atendimento que recebi”, falou.