A Prefeitura se organiza administrativamente para a implantação do Programa Prefeitura Sem Papel, uma transformação digital que vai mudar o sistema de atendimento ao munícipe. A fase de transição interna se encerra em 31/07 e em 1º/08 o programa passará a funcionar de maneira oficial no município.

Além dos dados básicos o contribuinte precisará cadastrar um e-mail para contato A implantação do programa Prefeitura Sem Papel, que consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado, vai possibilitar aos cidadãos que acompanhem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico (computador, celular, etc), dando agilidade e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico. A iniciativa vai gerar economia aos cofres públicos com a redução de papel e toner para impressão, além de demandas do dia a dia administrativo. Pelo programa Prefeitura Sem Papel o cidadão poderá solicitar vários serviços municipais de maneira online, como 2º via de documentos e boletos, emissão de alvarás, parcelamento de débitos, isenção no pagamento do IPTU, cartão do idoso, corte de árvores, abertura de empresas, restituição de importância paga indevidamente ou em duplicidade, Habite-se, ITBI, além de recorrer a multas ou comunicar vazamento de água ou mesmo solicitar a ligação de água e esgoto, entre outros. COMO USAR – Para usufruir do Programa Prefeitura Sem Papel, o munícipe deverá fazer um cadastro. Além dos dados básicos, deverá indicar um endereço de e-mail, ferramenta pela qual se dará a comunicação oficial entre o Executivo e o cidadão. O cadastro pode ser feito pelo link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/ ou no Térreo 2 do Centro Cívico. “O preenchimento do cadastro é muito simples e os munícipes não devem demorar mais que três minutos para fazê-lo. Mesmo assim, temos disponível uma estrutura de atendimento no Térreo 2 do Centro Cívico, que ajudará o cidadão a se cadastrar imediatamente no sistema de protocolo digital”, disse Telma Trimer de Oliveira Pereira, secretária de Finanças (Semfi).

Segundo o prefeito Luciano Almeida, a mudança da cultura analógica para a digital era uma das principais demandas do seu plano de governo e a Administração Pública em Piracicaba segue um caminho natural rumo à modernização administrativa. Ele citou, inclusive, que programa já foi implantado com sucesso em vários municípios paulistas, chegando, inclusive, ao Governo e Judiciário estaduais.

O cadastro digital pode ser feito pelo celular

“Os cidadãos vão poder acessar os serviços públicos com mais transparência e segurança e ainda teremos uma economia significativa de recursos financeiros eliminando a impressão de documentos e a movimentação de processos físicos entre setores, muitas vezes de um prédio a outro. O cidadão vai perceber que seus processos serão resolvidos com maior rapidez”, frisou o prefeito.