Atendimento da plataforma 156 da Prefeitura bate recorde e supera 90% de taxa de respostas
Investimentos em equipe reduziram tempo de espera e taxa de abandono de chamadas
O Serviço de Informação à População (SIP), mais conhecido como 156, da Prefeitura de Piracicaba registrou neste mês de agosto uma taxa de resposta superior a 90%, resultado significativamente melhor que o registrado nos primeiros meses do ano, quando o índice estava em torno de 60%.
A melhora é reflexo de investimentos realizados pela Prefeitura, como a ampliação do quadro de atendentes, o aumento da bolsa-estágio para atrair novos profissionais e reduzir a rotatividade, além da readequação das escalas de trabalho. Essas ações garantiram mais agilidade e qualidade no atendimento às demandas da população.
Além do aumento na taxa de resposta, outros indicadores também apresentaram avanços: a taxa de abandono (desistência da chamada telefônica) caiu de 34,72% para 9,20%, e o tempo médio de espera na fila, que antes passava de 4 minutos, foi reduzido para pouco mais de 1 minuto.

De acordo com o secretário municipal de Administração e Governo, João Victor Rossi de Blasco, “esses resultados demonstram uma preocupação e compromisso da administração do prefeito Helinho Zanatta em melhorar nossos indicadores de atendimento à população, seja via os canais oficiais digitais ou presenciais. Cada vez mais buscaremos a excelência na prestação de serviços ao público”.
O prefeito Helinho Zanatta reforçou que “a eficiência no atendimento é fundamental para aproximar a Prefeitura do cidadão. O avanço do 156 mostra que, quando investimos nas equipes e nos processos, conseguimos entregar um serviço mais rápido, resolutivo e humano. E é isso que vamos continuar fazendo”.
ACESSO – O 156 é um canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura para solicitação de informações e de serviços públicos. O canal pode ser acessado de forma online, gratuita e prática, 24 horas por dia, por meio do site oficial do município (piracicaba.sp.gov.br/). A plataforma digital permite que o cidadão registre solicitações de serviços e acompanhe o andamento por meio de um número de protocolo gerado automaticamente.
Além da opção online, o canal 156 também está disponível por telefone, presencialmente e por e-mail. O atendimento telefônico é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número 156. Para atendimento presencial, o cidadão pode se dirigir ao Centro Cívico, localizado na rua Antônio Correa Barbosa, 2.233, no Centro, 1º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Também é possível enviar solicitações para o e-mail 156@piracicaba.sp.gov.br, recebendo como retorno um número de protocolo para acompanhamento.
