Prefeito Luciano Almeida fazendo gestos com a mão, coordena reunião.
Reunião aconteceu no gabinete do prefeito no centro cívico

A vida de mais uma pessoa foi salva nesta semana pelos profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina após acidente com escorpião. O caso aconteceu na madrugada de ontem, quarta-feira, 22/11, quando uma menina de seis anos de idade compareceu à unidade de saúde, acompanhada da mãe, após ser picada por um escorpião no pescoço. A vítima foi atendida prioritariamente pela equipe médica, que aplicou medicamento e o soro antiescorpiônico, estabilizando o quadro de saúde da paciente, que foi encaminhada, posteriormente, à Santa Casa de Piracicaba.

De acordo com a coordenação da OSS Mahatma Gandhi, a criança apresentava sintomas preocupantes, incluindo dor intensa, vômitos, taquicardia, agitação e aumento da pressão arterial.

Conforme relato do diretor técnico da UPA, o médico Robert Castro, o atendimento foi imediato e eficiente. Segundo ele, a criança foi rapidamente inserida no sistema de regulação e o médico estabeleceu contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) enquanto uma enfermeira coordenava os cuidados imediatos.

“Graças à pronta resposta da equipe médica, em menos de 10 minutos do início do atendimento foi administrado o soro antiescorpiônico por via intravenosa, além de um anestésico local. A ação rápida teve um efeito quase imediato, resultando em uma melhora clínica significativa da paciente”, afirmou.

Os profissionais do Samu, ao chegarem à UPA, encontraram a criança clinicamente estável, embora ainda necessitasse de cuidados e observação contínua. Após esta intervenção inicial, a menina foi transferida, fora de perigo, para a Santa Casa de Piracicaba.

NÚMEROS – A UPA Vila Cristina é referência em soro antiescorpiônico na cidade e tem se destacado pelo atendimento eficaz a vítimas de picadas de escorpião. Este caso vem na sequência de uma série de situações semelhantes registradas na cidade, como evidenciado pelos dados da própria unidade, que apontam para um total de 184 casos de picadas de escorpião atendidos entre 1° de julho e 15 de novembro deste ano. Deste número, 28 afetaram crianças de até 10 anos de idade, quando o incidente é considerado mais grave. Infelizmente, um óbito foi registrado, o que corresponde a um índice de 0,54% do total de casos atendidos.

REUNIÃO – Recentemente, o prefeito de Piracicaba Luciano Almeida recebeu Jean Paes e Fernanda Carolina Pereira, diretor e coordenadora operacional – respectivamente – da OSS Mahatma Gandhi, para discutir os resultados da gestão da entidade nas UPAs Vila Sônia e Vila Cristina desde julho deste ano. Um dos pontos cobrados durante o encontro foi a garantia de equipe profissional completa neste período – sem falta de médicos ou demais profissionais – contando com fluxo e agilidade no atendimento dos pacientes, bem como a atenção redobrada em casos de urgência e emergência. Também participaram da reunião o secretário de Saúde, Douglas Koga, e o Procurador Geral do Município, Guilherme Mônaco de Melo.