Atenção Básica reestrutura sua Rede de Atendimento ao Tabagista
Serão realizadas amanhã, 29/08, no anfiteatro do Museu da Água, a partir das 13h30, duas palestras, dentro do plano de Mobilização para combate ao tabagismo, voltadas a enfermeiros e farmacêuticos da rede pública de saúde. O evento visa a reestruturação da Rede de Atenção ao Tabagista, na Atenção Básica e marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Kátia Katachinski Bianchi, Coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, falará sobre o programa do tabagismo no município de Piracicaba e a restruturação da rede de atendimento. Na sequência, Cláudia Mezleveckas Carias, Coordenadora da Assistência Farmacêutica, tratará da inserção do farmacêutico no tratamento ao tabagista.
O objetivo do evento é compor novas equipes, incluindo em cada uma delas o farmacêutico, profissional que estava fora da estrutura anterior, mas tem papel fundamental na orientação dos pacientes, dispensação de medicamentos e insumos.
De acordo com Cláudia Cárias, o farmacêutico é fundamental na composição das equipes porque ele facilita o acesso ao medicamento e aumenta a adesão do paciente ao tratamento. “Além de orientar sobre o uso adequado, acompanha o aparecimento de efeitos adversos, encorajando o paciente a continuar o tratamento”, explicou.
Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, com as equipes reformuladas e treinadas, a Atenção Básica terá condições de suprir todas as regiões do município com esse serviço especializado. “Poderemos também oferecer um serviço de qualidade e descentralizado, o que dá mais dinâmica ao trabalho, ampliando sua capacidade de êxito”, concluiu.
