A Associação Piracicaba de Taekwondo (APTKD), entidade administrativa do desporto olímpico da cidade, firmou parceria com a Unisa- Universidade Santo Amaro- Pólo Digital de Piracicaba. O evento aconteceu na tarde de hoje (27), no Gabinete do Prefeito e a iniciativa permitirá que os competidores tenham acesso ao ensino superior. A parceria prevê a concessão de 14 bolsas de estudos nos diversos cursos oferecidos pela Unisa, aos atletas da modalidade que compõem a equipe que representa Piracicaba em competições oficiais como os Jogos Regionais e Abertos. Serão sete bolsas integrais e 7 bolsas de 50%, com valor estimado em R$ 24.822,00. O técnico da equipe piracicabana, Frederico Mitooka, explica que com a parceria, a equipe se chamará NIPPON / SELAM / AMHPLA / UNISA, estampado nos uniformes oficiais de treinos, viagens e competições. Ressalta que a parceria é a realização de um sonho. “Quando atuava e competia sentia a falta de estrutura e poder estudar e competir, com a flexibilização de horários, contribuirá para a formação do atleta”. Segundo Arthur Marcien de Souza, representante da reitoria, o esporte é referência para a Unisa, por permitir a construção da cidadania. Destaca que Piracicaba foi escolhida para a efetivação do apoio a uma modalidade esportiva, por ter peso político, social e industrial no Estado de São Paulo. O secretário de Esportes Pedro Mello destacou que a formação estudantil sempre foi prioridade, sendo que 30% dos atletas que competem em modalidades coordenadas pela Selam são estudantes universitários. “Queremos formar não só atletas, mas campeões da vida”. O prefeito Barjas Negri afirmou que o taekwondo é uma modalidade de destaque no município, pelos resultados obtidos em diversas competições regionais e estaduais. “A vida do atleta é curta e o setor público tem de estimular para ter bom desempenho não só no esporte, mas na carreira profissional. Este convênio é importante para dar a ele perspectiva de freqüentar uma Universidade e estimular outros jovens a praticar esta modalidade”. A equipe piracicabana foi fundada em julho de 2000 no intuito de difundir o esporte na cidade através do ex- atleta Frederico Mitooka, primeiro medalhista do Brasil na modalidade nas Olimpíadas Universitárias em Daegu / Coréia 2003 e técnico da Seleção Brasileira Panamericana e Universitária além de treinar os atletas piracicabanos de alto rendimento e coordenar o desenvolvimento do esporte na cidade. Entre os atletas de destaque estão Diogo Silva, primeiro medalhista do Brasil nos Jogos Panamericanos do Rio, Débora Nunes, atleta olímpica em Bejjing e Laura Lopez, argentina, campeã sulamericana e de diversas etapas do circuito europeu. Nos Jogos Regionais, a equipe dirigida pela APTKD é pentacampeã consecutiva na categoria feminino (ganhando em todos os pesos disputados) e tricampeão masculino estando ambas as equipes a 2 anos conquistando todas as medalhas e ouro em disputa defendendo Piracicaba. Nos Jogos Abertos do Interior, maior evento da America do Sul, a equipe é pódium há 4 anos consecutivos somando um total de 4 medalhas de ouro, 9 de prata e 2 de bronze. O encontro reuniu além do prefeito, Pedro Mello, secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello; Arthur Macien, representando a Reitora Darci Gomes do Nascimento da Unisa; Fábio José Oliveira, coordenador do pólo da Unisa em Piracicaba e Edna Oliveira, coordenadora do pólo da Unisa de Mogi Guaçú, Edna Oliveira e técnicos e os técnicos da Seleção da Guatemala Ricardo Saul Lorenti e Gabriel Sagastume. UNISA- A Universidade de Santo Amaro, com mais de 40 anos de experiência e tradição no ensino superior no Brasil, inaugurou uma unidade de ensino a distância na cidade no final do ano passado. Com um sistema inovador, o aluno pode interagir com o docente durante a aula e tirar suas dúvidas assim como enviar perguntar por email que são respondidas em um prazo de 24 horas. A universidade oferece cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos onde os alunos devem freqüentar a unidade pelo menos 1 vez por semana em aulas práticas e realizar provas como uma universidade convencional. O ensino a distância é o sistema educacional superior que mais cresce no Brasil. Estatísticas apontadas pelo jornal da Globo, indicam um aumento de 64% no número de universitários devido ao crescimento do EaD no Brasil, mostrando a evolução da educação através do sistema digital como já é utilizado a algum tempo em países como nos EUA.